Cinema | Com FCMS | 09/04/2024 14h00

Edição “Eles Voltam na Noite” do Cineclube apresenta sessões de filmes de terror

Compartilhe:

O cineclube dos monstros. Assim se caracteriza o “Eles voltam na noite”, que ocorre de 9 de abril a 29 de junho de forma gratuita em diversos espaços culturais de Campo Grande. Realizado pelo coletivo de cinema A Boca Filmes, com produção de João Pelosi e Aram Amorim e curadoria de Felipe Feitosa, o evento exibe 13 produções do gênero de terror que se constroem a partir de criaturas insólitas e ameaçadoras, tão características deste tipo de obra. Além das exibições de filmes, o projeto oferece oficinas de sonorização e escrita criativa para cinema e exibe uma exposição temática.

Esta é a quinta edição do Cineclube da Boca, atividade de difusão e reflexão cinematográfica realizada desde março de 2022 por alunos e ex-alunos do curso de Audiovisual da UFMS. Ela engloba os trabalhos de seleção, exibição, contextualização, discussão e recomendação gratuitos de filmes não contemplados no cenário comercial de distribuição da capital sul-mato-grossense através de programações semestrais com recortes temáticos alternantes.

O projeto tem sua importância frente à sociedade ligada, a princípio, à ampliação das ofertas de consumo de cinema para além do circuito comercial de distribuição (shoppings centers), este tomado pelo cinema hegemônico norte-americano, e iniciativas de instituições culturais privadas, as quais muitas vezes são pontuais e inconstantes. Conceber uma curadoria que, durante meses, compreenda sessões que conversem entre si e lancem luz a filmes que, de outra forma, dificilmente seriam exibidos em público, sediando-se em espaços acessíveis e cuja entrada é gratuita, ao mesmo tempo que possibilita o acesso a públicos possivelmente escanteados pelas ofertas comerciais de cinema, faz com que uma cultura de consumo à arte seja fomentada em Campo Grande.

Segundo Felipe Feitosa, curador desta edição, fazer a seleção de filmes é sempre um exercício complicado. “Nós conhecemos muita coisa, mas nunca vimos todos os filmes. Sempre acabamos tendo um número máximo de sessões e isso implica na pressão de ter que escolher o filme certo. Mas qual é o filme certo? Sempre sigo pela ideia de que a melhor escolha é aquela que vai permitir um novo olhar, seja de um filme novo, de uma época diferente, de um movimento que o espectador não conhece ou de um país distante. Encontrar obras que possam render boas discussões, nesse sentido, possibilita que nos encontremos com o cinema de uma forma mais enriquecedora do que normalmente fazemos. Acredito que essa seja a maior função do cineclube. Independente do recorte escolhido, as sessões servem para levar algo que agregue às pessoas, abrir o horizonte para diferentes formas de consumo cinematográfico e, a partir disso, fomentar uma cultura de cinema. Por isso o recorte do filme de terror é tão interessante. Nós vamos poder nos aproveitar de um gênero popular e chamativo para levar variadas questões para as pessoas. Além de que o terror, historicamente, é o tipo de filme que, por ter um caráter frontal e ser barato, costuma tocar em certos assuntos que são ignorados por outras obras. Logo, estamos diante de um mar de filmes ricos em política e cultura e o nosso papel enquanto cineclube, assim como o meu enquanto curador e mediador, é o de trazer à tona essa diversidade e ampliar as possibilidades de consumo de cinema. Nossa intenção é sempre mostrar que existe um universo para além das salas de cinema multiplex. E a ideia é fazer isso mostrando que o cinema dito ‘popular’ pode ser profundo e que o cinema proclamado ‘profundo’ também pode ser popular.”

Todos os eventos previstos na programação desta edição do cineclube serão gratuitos e, amplificados pelo recorte curatorial da vez, serão capazes de, ao mesmo tempo, consolidar o público já recorrente às exibições atuais e alcançar novos potenciais espectadores. Uma vez que o gênero de horror se trata de um tipo fílmico amplamente acolhido pelas audiências, em razão da sua inerente suscitação de sentimentos reconhecíveis como o medo e o nojo, e que, ao mesmo tempo, permite a diversos realizadores trabalharem questões importantíssimas acerca do mundo e da sociedade, a escolha pelo horror concilia os três principais objetivos do Cineclube da Boca: tornar a oferta de exibições de filmes mais acessível, fazê-la chegar até o maior número possível de pessoas; e enriquecer a relação com o cinema dos indivíduos presentes antes, durante e depois das sessões. A programação de “Eles voltam na noite” também contempla sessões inclusivas voltadas para pessoas com deficiência auditiva e oficinas de realização cinematográfica, além de uma exposição temática. Durante as exibições de filmes serão oferecidos refrigerante e pipoca gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE “ELES VOLTAM NA NOITE”

09/04

20h – Cerimônia de abertura com exibição do filme O Gabinete do Doutor Caligari (1920), de Robert Wiene, interpretado musicalmente ao vivo pela banda Ovelhas Elétricas. (12 anos)

Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079 – Centro, Campo Grande – MS, 79002-370.

11/04 a 20/06

Nos dias de sessão no MIS – Exposição inspirada na temática do cineclube. (Livre)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

11/04

18h30 – Sessão do filme Garota Infernal (2009), de Karyn Kusama, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (16 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

20/04

16h – Sessão dupla dos filmes Sangue de Pantera (1942) e O Homem-Leopardo (1943), de Jacques Tourneur, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. (14 anos)

CUFA – R. Livino Godói, 710 – Jardim São Conrado, Campo Grande – MS, 79093-220.

25/04

18h30 – Sessão do filme Christine, o Carro Assassino (1983), de John Carpenter, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (12 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

04/05

16h – Sessão dupla dos filmes O Monstro do Ártico (1951), de Christian Nyby e O Enigma de Outro Mundo (1982) de John Carpenter, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. (14 anos)

CUFA – R. Livino Godói, 710 – Jardim São Conrado, Campo Grande – MS, 79093-220.

09/05

18h30 – Sessão do filme O Planeta dos Vampiros (1965), de Mario Bava, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (14 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

14/05

18h30 – Oficina de sonorização para cinema de horror com Aram Amorim . (Livre)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

23/05

18h30 – Sessão do filme O Fantasma do Paraíso (1974), de Brian de Palma, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (16 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

28/05

18h30 – Oficina de escrita criativa para horror com Ramiro Giroldo. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (Livre)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

06/06

18h30 – Sessão do filme O Hospedeiro (2006), de Bong Joon-Ho, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (14 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

20/06

18h30 – Sessão dupla dos filmes Nosferato no Brasil (1970) e O Segredo da Múmia (1982), de Ivan Cardoso, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva. (18 anos)

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

29/06

23h59 – Cerimônia de encerramento com exibição do filme A Bruxa de Blair (1999), de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. (12 anos)

Casa de Ensaio – R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai, Campo Grande – MS, 79005-390.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS