Cinema | Da redação | 27/07/2018 09h24

Festival de Inverno: Mostra de Filmes abre a programação

Compartilhe:

Foi iniciada oficialmente a programação do 19º Festival de Inverno de Bonito na manhã desta quinta-feira (26.07), no Espaço Madeiral, com a Mostra de Cinema. Foram exibidos os curtas “Brincando com o Passado no Museu”, da cineasta Ara de Andrade Martins, e “Entre Rios e Histórias”, de Alexandre Basso, ambos produzidos em Mato Grosso do Sul.

A comissão de seleção do edital para o FIB escolheu três filmes para exibição produzidos no Estado, além de duas produções bonitenses, selecionadas pelo Fórum de Cultura, para compor a programação de cinema, entre outras produções nacionais. “Nós trouxemos estes filmes regionais para a abertura porque valoriza e dá destaque à nossa produção local. Para a Mostra de Cinema deste ano, procuramos trazer temas que estão no cotidiano das pessoas, para proporcionar um resgate dos sentimentos entre famílias e colegas, para rever os nossos laços e afetos com o outro”, explica a curadora da mostra e coordenadora do Núcleo de Audiovisual da Gerência de Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Lidiane Lima.

“Brincando com o Passado no Museu”, da cineasta Ara de Andrade Martins, que estava presente na exibição de hoje, é um vídeo animação 2D que conta um pouco do passado das populações antigas que habitaram Mato Grosso do Sul, desde a pré-história, os caçadores e coletores, e depois as populações indígenas. Trata-se de um trabalho de divulgação científica produzido com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por meio do projeto “Socialização do Conhecimento Científico no Museu de Arqueologia da UFMS”. O vídeo tem tradução em Libras e é apresentado para estudantes de escolas durante visitação ao Muarq (Museu de Arqueologia da UFMS).

“Fico muito feliz em participar deste projeto, um trabalho que tem uma função social, a pessoa conhecer a própria identidade, saber de onde veio”, diz Ara Martins, sobre o vídeo lançado em 2015. “Eu fiquei sabendo do edital para cinema no Festival de Bonito e inscrevi o vídeo. Acho que o Festival tem que dar preferência para o pessoal daqui. Tem muita gente boa, é importante para a cultura regional valorizar nossos cineastas”.

O segundo curta exibido na manhã de hoje, “Entre Rios e Histórias”, de Alexandre Basso, é um documentário lançado em 2004, com depoimentos de moradores de Bonito contando seus “causos e histórias”. É um registro poético documental sobre o tempo e a memória, contado através das lembranças dos mais velhos moradores da cidade de Bonito, com montagem de Lia Mattos e música de Toninho Porto.

O museógrafo paulista Nivaldo Vitorino veio a trabalho para Bonito e participou da sessão de abertura da Mostra de Cinema. “Gostei muito do vídeo da Ara, a história de Mato Grosso do Sul é muito rica, mas pouco registrada. O trabalho dela entra na divulgação do lugar. Vou ficar em Bonito até domingo, se der tempo vou acompanhar a programação e participar”.

Os músicos Vandir Barreto e Moacir Lacerda, do Grupo Acaba, foram prestigiar a abertura da Mostra de Cinema do FIB. O documentário “Canta Dores do Pantanal – 50 anos de Grupo Acaba” vai ser exibido na sessão desta quinta-feira, às 15 horas, no Espaço Madeiral. Eles convidam o público para prestigiar: “a gravação foi feita durante 30 dias no Pantanal, nos pontos mais significativos para o grupo, e também em Corumbá. Traz entrevistas e depoimentos de amigos. Foi lançado em 2007 em Campo Grande e este ano foi selecionado para ser exibido aqui no Festival de Bonito. Nos sentimos honrados em ter nossa história contada”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS