Cinema | OE10 | 23/07/2018 11h02

Filme ‘Araguaia, Presente!’ será exibido neste mês em Campo Grande

Compartilhe:

Filme sobre a guerrilha no Araguaia será exibido neste mês em Campo Grande. O evento está previsto para ocorrer na terça-feira (31), no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no centro da Capital. Para os interessados, o encontro será aberto ao público.

A partir de depoimentos de ex-guerrilheiros e militantes políticos, o filme busca resgatar o processo histórico político dos anos 60 que culminou o golpe civil militar (março/ abril de 1964). A ditadura dos generais, por meio do terror político e cultural, aprofundou a condição de economia dependente e periférica como estratégia de acumulação de capital para transferência de lucros ao exterior, assim como a subserviência completa aos desígnios do imperialismo estadunidense, recolocando o Brasil à condição de país semi-colonial no sistema das relações internacionais.

De acordo com o site, A nova democracia, a obra busca apresentar as razões que levaram os militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a organizar seu plano de libertação nacional com vista ao advento do socialismo no país, procurando esmiuçar o que foi a “Guerrilha do Araguaia”, na que se deu o maior deslocamento de tropas militares em terras nacionais.

O filme é de direção de André Queiroz e Arthur Moura e foi lançado neste ano no país. A obra provocou o debate entre jovens, ativistas e integrantes do Instituto de Filosofia de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O encontro em Campo Grande está sendo organizado por Breno Moroni, Pedro Assunção, Lairson Palermo, Arthur Moura e Marinete Pinheiro. O filme será transmitido pela primeira vez no MIS de Campo Grande. Para os interessados, vale lembrar que a entrada é gratuita. A exibição está prevista para ocorrer a partir das 19h.

SERVIÇO:

Mais informações pelo contato (67) 3316-9178

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS