Cinema | Com FCMS | 03/06/2019 07h52

MIS exibe filmes de até um minuto feitos em todo o mundo

Compartilhe:

Seria possível contar uma história por meio de vídeo em apenas um minuto? O Festival do Minuto, que acontece no Museu da Imagem e do Som na próxima segunda-feira, 3 de junho, às 19 horas, mostra que sim.

Serão exibidos vídeos feitos em todo o Brasil e no mundo, com curadoria do Festival do Minuto, que selecionou os melhores minutos do ano anterior para exibição gratuita em centenas de museus e locais de difusão cultural por todo o Brasil, de 3 a 9 de junho. No MIS, esta exibição acontece no dia 3.

O Festival é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e SPCine, com patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE).

No ano passado, os vídeos foram exibidos em 313 instituições culturais de 27 estados brasileiros, atingindo cerca de 32 mil espectadores. Este ano, 2019, o Festival oferece duas mostras: os Melhores Minutos de 2018 e os de 2017 com produções de até um minuto feitas por realizadores que foram destacados pela curadoria ao longo do ano. Também há o recurso de acessibilidade disponível: os vídeos possuem versões com legenda descritiva e audiodescrição.

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

Para a coordenadora do MIS, a cineasta Marinete Pinheiro, a importância de o museu participar da Rede de Exibição do Festival do Minuto reside na importância de oportunizar gratuitamente à população o acesso a filmes produzidos no mundo. “É importante também mostrar o poder da síntese, o quanto um minuto pode ser tão grande, tão longo, como contar algo em tempo pouco tempo. O Festival evidencia narrativas e técnicas diferenciadas no que temos de mais precioso, o tempo, um minuto”.

Serviço

Rede de Exibição 2019 do Festival do Minuto

Quando: 3 de junho de 2019

Horário: 19 horas

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS (3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: avenida Fernando Corrêa da Costa, 559).

Telefone: (67) 3316-9178

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS