Cinema | Com FCMS | 25/06/2019 15h31

MIS exibe longa argentino ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), em parceria com o Cineclube Árvore-Ser, exibe nesta terça-feira (25.06), às 19 horas, o filme argentino ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro “O Segredo dos teus olhos”, dirigido por Juan Jose Campanella. O evento é aberto a todos os interessados, com entrada franca. A classificação é de 16 anos.

Após trabalhar a vida toda num tribunal penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.

O filme tem duração de 129 minutos e é baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri. É o quarto filme em que o diretor Juan Jose Campanella e o ator Ricardo Darin trabalham juntos. As filmagens foram feitas entre 9 de outubro e 27 de novembro de 2008, com um orçamento de 2 milhões de euros.

O Segredo dos Seus Olhos é o segundo filme dirigido por Campanella a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O anterior foi “O Filho da Nova” (2001). Ele também é o segundo filme argentino a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, depois de “A História Oficial” (1985).

O filme teve um público em torno de 3 milhões de espectadores na Argentina, o que fez com que se tornasse o filme nacional mais visto desde 1983.

O Cineclube Árvore-ser, que é parceiro do MIS nesta exibição, é um projeto independente de estudantes universitários, que surgiu em 2016 com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura na cidade e provocar o debate sobre temas ligados à filosofia e educação.

O início das atividades do Árvore-ser foi com o Café Filosófico na Casa Fernando Pessoa, no bairro Villas Boas, em abril de 2016, como ideia do estudante de Filosofia da UFMS, Alyson Ladislau. A parceria com o MIS iniciou-se no ano passado, com a exibição de Blade Runner.

Um dos integrantes do Cineclube, o estudante de Arquitetura da Uniderp, Douglas Setorowicz, explica que o nome do grupo surgiu a partir da obra de Manoel de Barros. “Arvore-ser é a pessoa que tenta evoluir a partir disso, do estado de ser árvore. Visamos trazer pessoas novas para, com o objeto do filme, tratar da nossa realidade, para trazer algum tipo de debate para refletir sobre algumas situações da nossa realidade. A gente tenta fazer essa interação das pessoas com a cultura e a educação”.

Serviço: Exibição do filme “O Segredo dos teus olhos”, em parceria com o Cineclube Arvore-ser. Dia 25 de maio, terça-feira, às 19 horas. Entrada franca. Classificação indicativa: 16 anos. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 550, Centro. Telefone: (67) 3316- 9178. O Cineclube divulga sua agenda nas mídias sociais: https://www.facebook.com/arvoresendo

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS