Cinema | Da redação | 14/09/2017 10h40

Projeto de Extensão da UEMS/CG usa o cinema para discutir assuntos de saúde

Compartilhe:

Um Projeto de Extensão do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) apresenta documentários sobre a história da ciência e tópicos relacionados à saúde para discussão dos temas. O projeto é realizado pelo Laboratório de Evidências em Saúde, coordenado pelo professor doutor Antônio José Grande, professor do curso de Medicina, do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Mestrado Profissional em Educação da UEMS.

Os documentários tem duração aproximada de uma hora e posterior a exibição é realizada um roda de conversa com os participantes. “O objetivo é proporcionar discussões sobre o processo histórico da construção da ciência, além de agregar temas atuais de intervenções, exames médicos e pesquisas na área da saúde”, explica do professor Antônio.

As reuniões ocorrem quinzenalmente e não é necessária inscrição para participar das sessões, que são abertas a toda comunidade acadêmica e comunidade externa à Universidade. Mais informações no site do projeto https://projcinesau.wixsite.com/cinesaude.

Cronograma de Exibição e Discussões

14/09/2017 – 16h

Sinopse- Episódio 1 História da Ciência “O que está lá fora?

O documentário inicia a história da ciência com o ator norte Americano Michael Mosley falando sobre o entendimento de que o nosso planeta não está ao centro no cosmo e de que ele é um dos bilhões de corpos do universo.

28/09/2017 – 16h

Episódio 2 História da Ciência “Do que o mundo é feito? ”

Tudo parece abstrato, mas ao tentar responder a esta pergunta, os cientistas criaram teorias de elementos e de átomos e os estranhos conceitos de física quântica que sustentam nosso mundo moderno e tecnológico.

05/10/2017 – 16h

Episódio 3 História da ciência “Como chegamos aqui? ”

A pergunta sobre nossas origens é uma das maiores controvérsias que já existiram na ciência. Entre marinheiros, aristocratas franceses e o gênio Charles Darwin, essa é a história de como os cientistas explicaram a beleza e diversidade da vida na Terra, revelando como sua evolução está ligada à longa e turbulenta história do nosso planeta.

19/10/2017 – 16h

Episódio 4 História da ciência “Podemos ter energia ilimitada? ”

Este documentário conta a história de como o vento, vapor e átomo foram aproveitados. Nos primeiros anos, o impulso para novas fontes de poder foi liderado por homens que queriam ganhar dinheiro. Suas invenções e ideias criaram fortunas e mudaram o curso da história, mas levou séculos para que a ciência alcançasse a explicação do poder energético.

09/11/2017 – 16h

Episódio 5 História da ciência “Qual o Segredo da Vida? ”

Nesse episódio, veremos a história de como o segredo da vida foi buscado através do organismo mais complexo conhecido: o corpo humano. Por exemplo, por meio dos desenhos quase perfeitos de Leonardo Da Vinci no Renascimento, buscamos desvendar os segredos da ideia da “força vital” do ser humano, chegando ao mundo microscópico da célula que temos hoje.

23/11/2017 – 16h

Episódio 6 História da ciência “Quem Somos Nós?”

Sabemos que o cérebro é uma das maravilhas do universo, e ainda assim, até o século XVII, pouco foi estudado. Os estudos da Anatomia e da Psicologia do cérebro ofereceram visões diferentes de quem somos. Agora essas ciências estão se unindo e, no processo, revelaram algumas verdades surpreendentes e desconfortáveis sobre o que realmente molda nossos pensamentos, sentimentos e desejos.

07/12/2017 – 16h

7 - “Não envelheça”

O documentário apresenta várias teorias que tentam responder por que envelhecemos e revela também que não existe uma resposta única para solucionar essa problemática, mas são vários os esforços que estão a ser empreendidos nesse sentido. Trata-se de um documentário que aguça o espírito crítico do espectador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS