Concurso | Com Ufms | 30/04/2019 09h15

Concurso escolherá o hino oficial da UFMS

Compartilhe:

Em comemoração aos 40 anos de criação da UFMS, foi aberto a toda comunidade universitária o concurso literário para a escolha da letra do hino oficial da instituição. “O hino é uma forma de homenagear a UFMS pelo seu importante papel no desenvolvimento, mas também como patrimônio do Estado. Pela primeira vez a Universidade terá uma canção que tem como objetivo agregar valor à sua identidade”, destacou o reitor, Marcelo Turine.

O concurso está aberto à participação de acadêmicos e servidores e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio no site da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). O trabalho deve ser original, feito individualmente ou em grupo, e ter como temática os valores, virtudes e o legado da Universidade. Cada participante pode inscrever até duas letras.

Na seleção serão considerados os seguintes critérios: conteúdo da letra, relação entre música e texto, qualidade poética, e relação entre a letra e a melodia. A melodia foi composta pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte e professor do curso de Música, Marcelo Fernandes. “É um concurso muito especial porque oferece à comunidade interna a possibilidade de concorrer e ter seu nome permanentemente vinculado ao nome da Instituição”, destacou. Sobre o processo de composição da melodia, Fernandes explicou que seguiu a tradição da hinologia. “O hino tem que ser ao mesmo tempo marcante, solene, ter um caráter que olhe para o futuro e reitere as glórias do passado. Assim compus a melodia do hino, em duas partes, permitindo para quem fizer a letra expressar tanto os feitos da nossa Instituição, que é muito importante para o Estado, como aquilo que ainda poder fazer. Para isso um dos elementos que procurei seguir à risca foi a concisão, por isso o hino terá no máximo um minuto e meio de duração”, falou.

Para se inscrever é necessário efetuar o login no site da Proece, utilizando o passaporte. Além de preencher o formulário, é preciso anexar a letra composta, a carta de cessão de direitos e a gravação do hino em formato MP3 (melodia cantada com a letra). “Espero que esse concurso possa tocar as mentes criativas dos nossos alunos, técnicos e professores, para que possamos ter um objeto artístico identitário e interessante para todos. Que quando a gente cante, sinta-se orgulhoso da UFMS”, ressaltou o pró-reitor.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos e-mails: secom@ufms.br ou gab.proece@ufms.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS