Cursos | Com FCMS | 15/01/2020 09h25

Curso do FIC tem ampla participação de artistas em Dourados

Compartilhe:

A equipe da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) esteve na última sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020, em Dourados, para ministrar o curso de capacitação de projetos para o FIC. O curso foi realizado no período da tarde, no auditório do Seminário Batista.

A gerente do FIC, Solimar Alves de Almeida, esclareceu aspectos do edital e forneceu orientações de como preencher corretamente o formulário de apresentação do projeto. “Muitos projetos interessantes são muitas vezes inabilitados porque vêm com erros formais passíveis de inabilitação. Por isso desenvolvemos este curso de capacitação, para orientar os artistas e produtores culturais que têm interesse em apresentar projetos para o FIC”.

Segundo Solimar, a participação em Dourados foi satisfatória e atende à política cultural do governo do Estado, que é ampliar a participação dos municípios nos editais. “Nossa intenção é democratizar esse recurso, para que todos possam ter acesso a esse incentivo para a Cultura do nosso Estado”, afirmou a presidente da FCMS, Mara Caseiro.

O governador do Estado manifestou também seu desejo pela participação plural de todas as cidades de Mato Grosso do Sul: “Peço a vocês que divulguem o edital em todas as cidades, em todas as regiões, para que possamos impulsionar a nossa cultura. Nós queremos que as 79 cidades do Estado participem dos editais da Fundação de Cultura. Que a gente possa despertar e apoiar os grandes talentos culturais que temos em Mato Grosso do Sul”, afirmou, por ocasião do lançamento do projeto do FIC-MS 2020, no auditório da Governadoria, no dia 12 de dezembro de 2019.

Serão realizados mais dois cursos de capacitação para projetos do FIC: em Aquidauana, será no dia 16 de janeiro em dois horários: às 9h e às 13h. Em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Turismo, o workshop acontecerá no Auditório da Unidade II do Campus de Aquidauana/UFMS. E em Campo Grande, no dia 17, às 14 horas, no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 511, no terceiro andar.

O Fundo de Investimentos Culturais estimula desde 2002 a criação, a produção e difusão das manifestações artístico-culturais em todos os municípios sul-mato-grossenses. Instituído pela Lei 2.366/2001 e reorganizado pela Lei 2.645/2003, o FIC tem como princípio prestar apoio financeiro a projetos culturais da comunidade, fomentando o mercado artístico e diminuindo a distância do público com as mais diversas manifestações, tradições e valores da cultura.

Neste ano, o recurso total do FIC é de 6 milhões de reais, sendo R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) destinados para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas de Direito Privado de Natureza Cultural sem fins lucrativos e R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para Pessoas Jurídicas de Direito Público, ou seja, Prefeituras ou órgãos municipais de cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. O término para inscrições de projetos para o FIC acontece no dia 05 de fevereiro de 2020.

Para saber mais detalhes sobre o edital e como elaborar o projeto, entre em contato com o setor responsável pelo FIC, no telefone: (67) 3316-9324.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS