Cursos | Da Redação/Com Assessoria | 03/09/2013 12h06

Ginga Cia. de Dança realiza curso de Dramaturgia

Compartilhe:

O espaço MoviMente fica na rua Brigadeiro Tobias, 956 – bairro Taquarussu – Campo Grande/MS.

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado, a Ginga Cia. de Dança realiza entre os dias 6 e 8 de setembro no MoviMente Espaço de Danças o Curso de Dramaturgia - Modos de Criação em Dança, o segundo dos três módulos do projeto “Dancidades – Dança e Cidadania”.

Profissionais da dança em Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de participar de uma capacitação gratuita com a professora, pesquisadora e crítica de dança, Silvia Soter, graduada em Artes pela PUC- Rio (1988),  em Dança pela Universidade de Paris 8 (França-1996) e mestre em Teatro pela Unirio (2005). Com Roberto Pereira, foi organizadora da publicação “Lições de Dança”. Atua como dramaturgista da Cia Lia Rodrigues de Danças desde 2002.

Neste curso a professora Silvia Soter tratará da criação em dança a partir do lugar do dramaturgista. Através da leitura e discussão de textos, apresentações de vídeos e da experiência dos participantes serão abordadas algumas estratégias de colaboração em dança para a articulação dos diversos elementos que constituem a cena contemporânea.

A capacitação tem carga horária de 20 horas. O número de vagas é limitado a 50, sendo dez destinadas a profissionais ligados à Ginga, 20 aos profissionais de Campo Grande e 20 aos profissionais do interior de Mato Grosso do Sul.

A criação do projeto partiu da necessidade da Ginga Companhia de Dança de capacitar seus bailarinos e professores, que cada vez mais têm se lançado profissionalmente na arte da dança por meio de atividades artísticas como intérpretes-criadores, bem como na atividade de ensino da dança em academias, projetos sociais e escolas do ensino formal.

A ideia é compartilhar conhecimentos e experiências por meio da troca de informações atualizadas entre pessoas que trabalham com a dança no Estado. O objetivo é que as reflexões proporcionem descobertas de novas perspectivas para a atuação dos profissionais, que muitas vezes encontram um fator de dificuldade na distância geográfica de Mato Grosso do Sul dos centros de efervescência artística na área da dança.

Ainda neste ano a Ginga Cia. de Dança realizará o curso de gestão e sustentabilidade na área da dança, com Nirvana Marinho, de São Paulo, o terceiro e último do projeto Dancidades. No primeiro módulo foram discutidas questões essenciais sobre o ensino da dança, como meios pensar em uma metodologia própria; as interfaces da dança na academia, na escola, no salão, nos festivais, na universidade e a questão da dança na educação.

MoviMente Espaço de Danças 

As atividades do projeto acontecem no MoviMente Espaço de Danças, que é sede da Ginga, da Cia Dançurbana, do Conectivo Corpomancia e outras iniciativas formadoras da rede MoviMente de Cultura. É um lugar destinado à formação, capacitação, aperfeiçoamento, encontros, estudos e cursos ligados à área da dança.

De 1997 a 2012, o mesmo prédio abrigou o Projeto Dançar, que oferecia aulas gratuitas de dança à comunidade em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Com o cancelamento do apoio municipal o projeto foi desativado. Atualmente o MoviMente Espaço de Danças oferece aulas de introdução à dança, alongamento, danças urbanas, street jazz e dança contemporânea.

Na sexta, dia 6, as atividades acontecerão das 19 às 22 horas. No sábado e domingo, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento e envio de ficha (que deverá ser solicitada pelo e-mail gingaciadedanca@gmail.com) até o dia 5 de setembro e aguardar a seleção. O número de vagas é limitado e o curso, gratuito.

Para participar e necessário ter experiência com criação em dança. O curso se destina aos estudantes e profissionais da área que trabalham com processos criativos (coreógrafos, intérpretes-criadores, bailarinos, diretores, performers e afins). Haverá entrega de certificados de participação para os selecionados que comparecerem em 75% das aulas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3025-2601, (67) 9238-2829 (Marcos Mattos) ou (67) 9202-5340 (Renata) ou pelo blog http://gingaciadedanca.blogspot.com.br/ . 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS