Cursos | Da Redação/Com Assessoria | 16/10/2013 10h14

Ginga realiza 3º módulo de curso gratuito a profissionais de dança

Compartilhe:

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado, a Ginga Cia. de Dança realiza entre os dias 18 e 20 de outubro no MoviMente Espaço de Danças o curso Gestão e Sustentabilidade de Iniciativas em Dança, o último dos três módulos do projeto “Dancidades – Dança e Cidadania”.

Profissionais da dança em Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de participar de uma capacitação gratuita mediada pela pesquisadora e artista Nirvana Marinho, de São Paulo, graduada em dança pela Unicamp, mestre e doutora pela PUC de São Paulo. A oficina será um espaço de reflexão a partir de atividades práticas e debates.

Os dois primeiros módulos do projeto Dancidades aconteceram em agosto e setembro com os temas “Metodologia de Ensino da Dança e Dramaturgia”, com a pesquisadora Márcia Strazzacappa, de Campinas e “Modos de Criação em Dança”, com a pesquisadora Silvia Sóter, do Rio de Janeiro.

Cada etapa contou com a participação de cinquenta profissionais de diferentes lugares e estilos de dança. “Debatemos amplamente com pessoas vindas de diversas práticas e de diversos contextos. Tivemos participantes de Campo Grande, do interior de Mato Grosso do Sul, de Cuiabá e até do interior de São Paulo”, relata a produtora e artista Renata Leoni, uma das realizadoras. “Isso demonstra que estamos ávidos por informações, mas principalmente de compartilhamento”, completa.

O curso é gratuito e as inscrições vão até 14 de outubro. Para se inscrever o interessado deve solicitar ficha de inscrição pelo o email gingaciadedanca@gmail.com, enviar e aguardar a confirmação da vaga. O número de vagas é limitado a 50, sendo 10 destinadas a profissionais ligados à Ginga, 20 aos profissionais de Campo Grande e 20 aos profissionais do interior de Mato Grosso do Sul. A capacitação tem carga horária de 20 horas e haverá entrega de certificado.

A criação do projeto partiu da necessidade da Ginga Companhia de Dança de capacitar seus bailarinos e professores, que cada vez mais têm se lançado profissionalmente na arte da dança por meio de atividades artísticas como intérpretes-criadores, bem como na atividade de ensino da dança em academias, projetos sociais e escolas do ensino formal.

A ideia é compartilhar conhecimentos e experiências por meio da troca de informações atualizadas entre pessoas que trabalham com a dança no Estado. O objetivo é que as reflexões proporcionem descobertas de novas perspectivas para a atuação dos profissionais, que muitas vezes encontram um fator de dificuldade na distância geográfica de Mato Grosso do Sul dos centros de efervescência artística na área da dança.

MoviMente Espaço de Danças - As atividades do projeto acontecem no MoviMente Espaço de Danças, que é sede da Ginga, da Cia Dançurbana, do Conectivo Corpomancia e outras iniciativas formadoras da rede MoviMente de Cultura. É um lugar destinado a formação, capacitação, aperfeiçoamento, encontros, estudos e cursos ligados a área da dança.

De 1997 a 2012 o mesmo prédio abrigou o Projeto Dançar, que oferecia aulas gratuitas de dança à comunidade em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Com o cancelamento do apoio municipal o projeto foi desativado. Atualmente o MoviMente Espaço de Danças oferece aulas de introdução à dança, alongamento, danças urbanas, street jazz e dança contemporânea.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3025-2601, 9238-2829 (Marcos Mattos) e 9202-5340 (Renata) ou no blog http://gingaciadedanca.blogspot.com.br/. O espaço MoviMente fica na Rua Brigadeiro Tobias, 956 – bairro Taquarussu – Campo Grande/MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS