"/>
Cursos | Da Redação/Com Campo Grande News | 01/02/2014 12h08

Inscrições abertas para curso de "Maracatu de Baque Virado"

Compartilhe:

Depois do grupo Tambores Vento Bom ensinar percussão para garantir o batuque de qualidade no Carnaval de Campo Grande, agora o Mercado Cênico abre inscrições para a oficina “Maracatu de Baque Virado”com planos semelhantes.

O grupo de teatro também criou um bloco para desfilar em março pelas ruas da cidade e pretende ter o ritmo nordestino como um dos diferenciais. Serão 2 meses de aulas, que começam no dia 8 de fevereiro e seguem até 6 de abril, mas no meio do caminho será possível reforçar o Carnaval popular em Campo Grande.

Como o Maracatu mistura de teatro, dança e música, a escolha tem relação com o trabalho desenvolvido pelo Mercado Cênico. O estilo “Baque Virado” é o mais antigo que se tem registro no Brasil, surgido em Olinda (PE), de batidas executadas com bastante agressividade.

Nesse tipo de manifestação, criada para coroação de rainhas e reis negros, há as loas (músicas) e os baques (toques), usando como instrumentos a alfaia – um tambor de tamanho grande, além de agbê, caixa, tarol, ilú, gonguê e mineiro.

Para os interessados, não é preciso nem providenciar os instrumentos, que serão emprestados aos alunos. O curso terá à frente o multi-instrumentista, Ricardo Maisatto, que já tocou com bandas Xaraiês e Canaroots. Ele é pesquisador dos ritmos populares brasileiros e atualmente professor de música.

As aulas serão aos sábados e domingos, das 17h às 19h, com mensalidade de R$ 80,00. O Mercado Cênico fica a rua Dr. Temístocles, número 64, na Vila dos Ferroviários, perto da Feira Central. Informações pelo telefone 9854-1010 ou na página www.mercadocenico.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS