Cursos | Da redação/Com Assessoria | 11/01/2013 17h18

Museu abre inscrições para cursos de Mangá e Cerâmica

Compartilhe:

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) está com inscrições abertas para os cursos de Mangá (Criação de Personagens e Pintura) e Cerâmica Artística, que vão acontecer durante o mês de janeiro. O evento é uma promoção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Mangá – Criação de Personagens

O Curso de Mangá – Criação de Personagens acontece entre os dias 14 e 18 de janeiro, das 14h às 17h. Lecionado por Leonnardo Vieira, o curso possui 15 vagas e é voltado para crianças maiores de cinco anos. O investimento é de R$ 40. O material necessário para a realização é papel sulfite A4, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor (opcional).

Neste módulo os alunos vão aprender a criar seu próprio personagem mangá, além de adquirir conhecimento das técnicas especificas que auxiliarão na construção dos desenhos, como a face e seus componentes; proporção dos corpos (masculino, feminino e infantil); membros e suas articulações; efeitos de luz e sombra; vestimenta e drapeado; movimento corporal e construção de cenário.

Mangá – Pintura

O Curso de Mangá – Pintura será realizado entre os dias 21 a 25 de janeiro, das 14h às 17h. Para este módulo é necessário que o aluno já tenha tido instrução básica de desenho. O curso também é oferecido pelo professor Leonnardo Vieira e possui 15 vagas. Os mesmos materiais do primeiro módulo são necessários neste curso. O investimento é de R$ 40.

Este módulo faz estudos teóricos e práticos sobre as cores e suas possibilidades de utilização no ambiente; temperatura (quentes, frias ou neutras); saturação e descoberta de novos tons e degradê para posteriormente aplica-lo ao desenho (personagem); efeitos de luz e sombra (em cores); equilíbrio das cores; movimentos lineares ou circulares para a pintura, entre outros.

Cerâmica Artísitica

O Curso de Cerâmica Artística acontece entre os dias 17 de janeiro e 18 de fevereiro, sempre as quartas e sextas, das 14h às 17 horas. Ele é lecionado pela professora Adelaide Barbosa Martins. O módulo possui 12 vagas e é indicado para maiores de 12 anos. Para participar do curso é necessário apenas a compra do material necessário: argilas, tintas a frio, vidrados cerâmicos e ferramentas que serão listadas na primeira aula.

As aulas são destinadas as pessoas que tenham iniciação na técnica, como as sem experiência. O curso trabalha o tratamento com as peças molhadas, secas e queimadas, que são acessíveis e fáceis de executar. Com esses conhecimentos, o aluno estará apto executar diferentes objetos artísticos, esculturas e elaborados com seu repertório pessoal e único.

Serviço: quem tiver interesse nos cursos pode fazer a inscrição no Museu de Arte Contemporânea, localizado a rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. O horário de atendimento é de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-7449.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS