Cursos | Da Redação/Com Assessoria | 08/09/2013 15h33

Na penitenciária de Três Lagoas, aulas de violão e acordeão ajudam na humanização da pena de detentos

Compartilhe:

Na precisão de cada nota musical que arranca do violão, Douglas Antônio Sobrinho, 25 anos, interno da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, enxerga um novo caminho para a sua vida. Ele e outros custodiados do local estão tendo a possibilidade de participar de aulas de música no presídio, através de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura de Três Lagoas. É arte como meio de reinserção social. 

As aulas de violão e acordeão são oferecidas para os reeducandos da penitenciária há cerca de dois anos. “A gente fica muito feliz pela oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical, assim a gente pode desenvolver uma habilidade musical. A música torna nosso ambiente mais tranquilo, é muito bom", afirma Douglas, que está participando da iniciativa desde o início. 

A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Cultura do Município, por meio do projeto Ação, Cultura e Convívio, que tem como objetivo levar informação, lazer e cultura à população carcerária. 

O projeto conta também com o apoio do Conselho da Comunidade de Três Lagoas que doou violões para as aulas, ministradas por professores cedidos pela prefeitura. Os detentos recebem, ainda, camisetas e material didático para o curso. 

Todo o espaço para realização das aulas foi revitalizado pela direção da unidade prisional, com piso frio e climatização. “Buscamos proporcionar mais ‘humanização’ tanto aos internos como para os instrutores”, destaca o diretor da penitenciária, Eidimar Prado. 

Segundo Prado, um dos pontos positivos do projeto é o estimulo à ressocialização. “Através da música e do aprendizado de uma profissão se abrem também novas perspectivas”, ressalta. 

Atualmente, onze reclusos participam das aulas de violão e outros dois de acordeão. As aulas acontecem, geralmente, duas vezes por semana, com duração aproximada de duas horas. 

Por meio do projeto Ação, Cultura e Convívio, já foram realizadas também capacitações nas áreas de pintura e desenho artístico, cujos trabalhos foram expostos em eventos organizados pela prefeitura municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS