Cursos | da redação/com Assessoria | 06/09/2014 14h25

Primeiro Colóquio de Bibiloteconomia é realizado em Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – O primeiro Colóquio da Biblioteconomia: Formação e desenvolvimento de coleção: do tradicional ao digital, será realizado  no dia 8 de setembro, ás 19h no Instituto de Ensino Superior da Funlec – IESF. O evento visa  revisitar a Formação e Desenvolvimento de Coleções como auxílio a uma prática contemporânea em unidades de informação.

 O bate papo informal irá contar com a participação de acadêmicos do curso de biblioteconomia e da presença da professora, escritora e doutora Simone Rocha Weitzel, que estará trabalhando o tema: formação e desenvolvimento de coleções. O colóquio conta com o apoio da Fundação de Cultura de MS, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul SEBP/MS, do Conselho Regional de Biblioteconomia CRB1 e apoio da Associação Profissional dos Bibliotecários de MS.   Simone Rocha Weitzel é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Diretora da Escola de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2006) e Mestre em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense.


Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia onde leciona e orienta na Linha de Pesquisa Biblioteconomia, Cultura e Sociedade no Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Lidera o Grupo de Pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas que estuda princípios e conceitos clássicos no ambiente contemporâneo.


Desenvolve as pesquisas Origem e Fundamentos do Ensino do Desenvolvimento de Coleções no Brasil: a partir da 1ª. Fase do Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional e Repositório Institucional da UNIRIO: estratégias para gerência, pesquisa, ensino e extensão. É uma das editoras do E-LIS. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPG-PMUS) entre o período de 2009-2012 onde participou da Linha de Pesquisa Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento e como Editora Assistente da Revista Museologia e Patrimônio. Atua nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação com ênfase em desenvolvimento de coleções, comunicação científica, repositórios digitais, e metodologia da pesquisa. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS