SAS retoma cursos presenciais nos Cras de Campo Grande 

"/>
Cursos | Com Prefeitura de Campo Grande | 16/09/2021 09h57

SAS retoma cursos presenciais nos Cras de Campo Grande

Compartilhe:

Suspensos há um ano e meio devido à pandemia, os cursos presenciais oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) começaram a ser retomados e já estão fazendo a diferença na vida de pelo menos 100 usuários inscritos nas aulas oferecidas neste mês e que terão a oportunidade de contribuir com o orçamento familiar.

Neste mês de retomada, a SAS está oferecendo cinco cursos nas áreas de artesanato, embelezamento e culinária em 13 Cras, mas já existe um cronograma incluindo as demais unidades nos próximos meses. Todos os cursos oferecem certificado.

A aulas presenciais seguem todas as normas de biossegurança vigentes e neste retorno, a equipe da Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania organizou e está oferecendo nas unidades os cursos de Bordado em Chinelos, Cerâmica, Crochê em Barbante, Peso de Porta, Técnicas em Confeitaria, Pães, Designs de Sobrancelhas, Cortes de Cabelo e Hidratação e Escova.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou que a volta dos cursos é uma oportunidade para os usuários que preferem a modalidade presencial, de incrementar a renda familiar. “Os cursos ajudam a melhorar a expectativa de vida, por isso trabalhamos para oferecer serviços de qualidade nos Cras porque quando as pessoas são bem assistidas e preparadas terão mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho ou gerarem sua própria renda”, frisou.

Para a gerente de Trabalho e Ações de Cidadania da SAS, Adir Diniz, a importância do retorno dos cursos presenciais é a proximidade com os professores. “Isso facilita o esclarecimento de dúvidas e também a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos de amizade entre elas além da oportunidade de oferecer uma oportunidade de geração de renda”, pontuou.

“Para mim, o curso é uma terapia, ainda mais nessa fase de pandemia, é um apoio psicológico importante”, enfatizou a dona-de-casa Perly Portela Pereira, que participa pela primeira vez de uma atividade no Cras Jardim Aeroporto. Aluna do curso de Bordado em Chinelos, ela contou que espera aliar o novo aprendizado à sua experiência com o crochê e incrementar em pelo menos 20% a renda doméstica. “É um produto muito rentável, de fácil venda”, ressaltou.

A dona-de-casa Maria de Lourdes Santos, que fez o curso no Cras Jardim Moema, também viu na oportunidade um apoio emocional. “Estava em depressão e esse curso veio em boa hora. O que mais gostei foi aprender a colocar preço nos produtos, dessa forma a gente aprende a valorizar nosso trabalho e não fica no prejuízo”, afirmou.

Apesar do retorno das aulas presenciais, os cursos on-line, inclusive os realizados em parceria com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) continuam disponíveis no canal do Youtube da SAS e já somam 7402 visualizações e 339 alunos certificados entre 2020 e 2021.

Ainda segundo a gerente Adir Diniz, a equipe responsável pela elaboração dos cursos está sempre atenta às novidades do mercado para atualizar a comunidade quanto às novas oportunidades.

Disponíveis

Os cursos produzidos em 2020 podem ser visualizados no site da prefeitura www.campogrande.ms.gov.br/sas. Basta clicar no ícone Proteção Básica e na sequência, em Inclusão Produtiva. Os ícones estão no alto da página. Estão postadas aulas de Máscara com e sem Costura, Arte em Barbante, Cachecol e Touca, Curso Básico de Coloração, Empadas. Hidratação e Escova, Designer de Sobrancelha, Pizza Artesanal e Bolo Caseiro de Dia dos Namorados. As aulas também podem ser conferidas pelo canal do Youtube sascgms.

Já o usuário que deseja participar dos cursos presenciais, precisa ir até o Cras mais próximo do seu bairro e verificar se há uma programação de aulas disponível e fazer a inscrição na própria unidade. Também é possível fazer sugestões de cursos para serem oferecidos no Cras.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS