Dança | Da redação | 27/03/2018 10h21

Banca de aluno indígena na UEMS tem apresentação de danças

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (23), o indígena Otamir Souza da Silva passou por sua Banca no Mestrado Profissional em Educação - Profeduc, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande. A comemoração pela sua aprovação foi com a apresentação de danças dos Indígenas da Aldeia Brejão de Nioaque.

Otamir apresentou seu projeto de intervenção com o tema Educação Indígena: contribuição do software Graphimática para o desenvolvimento do raciocínio de estudantes terenas do 5º ano do Ensino Fundamental. “Na aldeia já temos TV, smartphones, internet, computadores, estamos acompanhando o desenvolvimento tecnológico. É importante para o indígena saber lidar com todas essas tecnologias, principalmente quando existe a contribuição educacional, como a desse software de ensino de matemática”, explica Otamir.

Para o professor Antonio Sales, orientador de Otamir, o trabalho foi muito importante, pois provocou o desenvolvimento da argumentação do aluno. “Nesse projeto tivemos algumas dificuldades iniciais, mas depois tudo caminhou e a proposta de estimular o processo de justificativa e raciocínio matemático do aluno foi alcançado”, conta do professor Antonio Sales, que ainda completa: “Hoje não se vive sem tecnologia e se nós não proporcionarmos ao indígenas o acesso a essas tecnologias, eles vão ficando cada vez mais afastado do progresso, isolados. Portanto é possível conceder essa oportunidade a eles”.

As danças apresentadas foram a Putu Putu, apresentadas pelas mulheres indígenas e a dança do Bate Pau, apresentada pelos homens da aldeia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS