Dança | Com CG Noticias | 20/04/2022 10h49

Campo Grande oferecem oficina de dança para detentas

Compartilhe:

Há anos realizando uma série de atividades que visam promover a reintegração social e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde física e mental das internas, o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ) iniciou hoje (19) mais um projeto cultural com o mesmo propósito: a Oficina de Dança Movimento Livre. Com a parceria da Prefeitura de Campo Grande, a abertura do projeto aconteceu no auditório do presídio e incluiu uma apresentação de dança para as alunas inscritas no curso e demais convidados.

O projeto é uma ação conjunta da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A encarregada por ministrar as aulas será a professora Suzana Leite, parceira de longa data do EPFIIZ em atividades que envolvam a dança e que vai promover dois encontros semanais com as detentas pelos próximos 10 meses.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, por meio da dança é possível trabalhar questões psicológicas e emocionais com as detentas. “Ao possibilitar o acesso à arte para as mulheres que cumprem pena em regime fechado, a oficina tem o propósito também de trabalhar a autoestima e o respeito entre elas, de modo a melhorar a convivência no estabelecimento penal”.

A dança se junta a eventos como aulas de costura, produção de artesanatos, ioga e meditação chinesa, competições esportivas e até mesmo cursos de Ensino Superior, na modalidade de ensino a distância (EAD), que são regularmente oferecidos.

A diretora do estabelecimento penal, Mari Jane Boleti Carrilho, em seu discurso durante a abertura da oficina agradeceu pelo suporte que a Agepen e a Sectur têm oferecido e ressalta a importância do projeto para as detentas.

“Vocês não estão aqui apenas para fazer uma coreografia, mas para aprender a colocar as emoções para fora por meio da linguagem corporal, e, conhecendo a Suzana e o seu trabalho, a cada aula vocês vão levar para dentro de si uma emoção diferente. Aproveitem ao máximo”, reforça a diretora.

A chefe da Divisão de Educação da Agepen, Rita Fonseca, destacou o trabalho feito nos bastidores pelas equipes envolvidas na oficina Movimento Livre, bem como a ‘sensibilidade’ dos profissionais do EPFIIZ com a questão da “humanização das penas” cumpridas no maior presídio feminino de Mato Grosso do Sul. Rita deixou ainda a proposta de atender às demandas por aulas de teatro, tanto nos presídios masculinos quanto femininos, como um próximo desafio das gestões.

Serviço:

O Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi fica localizado na Rua Uruguaiana, n.º 563, Bairro Coronel Antonino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS