Dança | O Estado MS | 15/03/2019 08h00

Cia. Dançurbana inicia 2019 com espetáculo ''Poracê - O outro lado de nós''

Compartilhe:

Deixando o público à vontade para decidir quanto à questão de “quanto pagar?”, a Cia. Dançurbana estreia nesta sexta-feira a 'Temporada Quanto Custa?' deste ano, com o espetáculo “Poracê - O outro de nós”, na Casa de Ensaio, levantando o questionamento sobre uma inversão típica de valores na Capital, onde o público dá mais valor ao que é de fora (muitas das vezes em trabalhos não originais) e deixam de contemplar as obras feitas por artistas daqui.

Significando do Nheengatu (a verdadeira língua original brasileira) “ dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé”, segundo o diretor e coreógrafo da companhia, Marcos Mattos “Poracê - O outro de nós” é um espetáculo sobre a força do conjunto, uma celebração do 'estar em comunidade' e dos laços com o território.

'Na realidade não foi uma escolha proposital, não iniciamos querendo falar da cultura indígena, a gente iniciou o trabalho com a ideia de a gente se descobrir enquanto grupo, nossas características e qual era essa ideia de viver em comunidade. Também muito perto do nome 'poracê' que chama rasta-pé, que é dançar junto', explica Marcos.

Refletindo a diversidade e a pluralidade cultural, os intérpretes-criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Livia Lopes, Maura Menezes, Rose Mendonça e Thiago Mendes, diferentes entre si, investigaram durante o período de produção, por quatro horas todos os dias, acima de tudo “quem são?” e as relações estabelecidas com Mato Grosso do Sul.

“O processo criativo para o trabalho teve duração de 06 meses, com ensaios diários de 04 horas, cada integrante investigou sua historia de vida, resgatando histórias familiares, suas àrvores genealógicas e criando um mapa criativo aliando essa pesquisa a criação de movimento, que partiu do universo mitológico em relação aos seus lugares de poder no mundo”, aponta Mattos.

Companhia celebra 17 anos em 2019, e convivência é a chave da união do grupo

Sobre a vivência do grupo nesse período, Marcos ainda pontua: “A dançurbana tem uma característica peculiar, que a gente convive juntos há mais de 10 anos, tem pessoas que estão há 12, 13, sendo que talvez bailarino mais novo já está conosco há 9 anos. Então é um elenco que convive muito tempo junto e isso também traz uma força para a gente poder lidar com certas situações. A gente queria aproveitar esse momento para falar sobre a força do conjunto e as questões indígenas foram aparecendo porque fomos investigando as nossas identidades.”

Sendo um ciclo de atividades culturais, o “Dançurbana em Casa” inicou em julho de 2018, voltado para a área da dança, com cursos, oficinas, temporadas de espetáculos, mostras de danças, residências, intercâmbios e diálogos de aproximação com o público, iniciativa que dissemina e muito o fomento da arte e a valorização cultural aproximando as atividades desenvolvidas pelo grupo do público.

Uma alternativa foi a 'Temporada Quanto Custa?', com um sistema de ingressos alternativo onde o público assiste e ao final da apresentação contribui de forma voluntária com o valor que quiser e puder. “A temporada quanto custa é um convite para o público refletir junto com a gente qual o valor que as produções artísticas tem na vida de todo mundo e qual o preço que a gente paga por elas. É mais discutir e levantar a questão do que isso representa, do que propriamente o preço que pagamos. A ideia do quanto custa é que todo mundo possa ter acesso à ela, quem tem grana e quem não tem”.

“A dançurbana completou 17 anos e temos a sorte de ter um elenco que está há muitos anos trabalhando juntos. Essa afinidade fez a gente amadurecer nosso pensamento como artista, no posicionamento político, como a gente olha para nossa produção e como isso reverbera na população”, completa.

Serviço: as apresentações do espetáculo 'Poracê – O Outro de Nós', da Cia Dançurbana, acontecem nos dias 15, 16 e 17 de março, sempre às 19h30, na Casa de Ensaio, localizada na Rua Visconde de Taunay, 203, Bairro Amambaí. Lembrando que nos três dias a programação começa às 18h30, com exposição fotográfica de Álvaro Herculano, apresentação do artista de percussão Rodrigo O'Campos e participação da 202 Bolos Caseiros. Mais informações pelo telefone: (67) 99238-2829 ou pelo email contato. dancurbana@gmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS