Dança | UFMS | 01/10/2020 09h28

Coreógrafos debatem relevância da dança nas universidades

Compartilhe:

Na próxima semana, de 5 a 9 de outubro, será realizado remotamente o 2º Encontro Nacional de Coreógrafos das Universidades Federais. Sob o tema “Dança na Universidade”, o evento terá participação de 17 coreógrafos de dez universidades, além de professores de graduação em Dança de doze instituições.

Aberta a toda a comunidade e totalmente gratuita, a programação terá reuniões de trabalho dos coreógrafos das Universidades Federais, palestras, rodas de conversa, relatos de experiência e mostra artística – atividades que visam fomentar a reflexão sobre a dança na universidade e sua relação com a sociedade.

A primeira edição do Encontro Nacional de Coreógrafos das Universidades Federais foi realizada em 2018, na UFMS. Segundo Mariana Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Estudos em Dança e Movimento (NEDeM), a ideia surgiu quando os membros do grupo observaram que haviam mais coreógrafos em outras universidades. “Em 2018, inicialmente, conseguimos entrar em contato com três coreógrafos e na época conversamos com o pró-reitor Marcelo Fernandes e explicamos a ideia do encontro, que seria conhecer o trabalho realizado por estes coreógrafos nas Universidades Federais e formalizarmos parcerias futuras, para ampliar, inclusive, a visão dos nossos trabalhos nessa área aqui na UFMS”, relembra.

Este ano, o NEDeM se reuniu com a coreógrafa Carolina Lages, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para definir a programação da segunda edição. “Estamos sempre em conversas, desde que nos conhecemos, e a expectativa era que a UFMG realizasse o 2º Encontro presencialmente no campus. Com a pandemia, ficou meio preocupante e quase desistimos, porém a era tecnológica nos animou e a coreógrafa Carol assumiu a realização do evento”, conta Mariana.

Nesta parceria, a UFMS ficou responsável por criar as redes de divulgação, fazer contato com os demais coreógrafos e dar suporte para a transmissão durante a semana do evento, pelo YouTube.

Segundo Mariana, o Encontro Nacional é relevante por “promover práticas dialógicas, fomentar articulações interuniversitárias por meio de projetos criados em parcerias, ampliar a visibilidade das ações dos coreógrafos servidores das Universidade Federais no processo de construção de conhecimento em arte e contribuir para a promoção das artes como área de conhecimento no âmbito da universidade e da dança, como um modo artístico que proporciona possibilidades de criação e reflexão política e artística”, declara.

Acesse www.even3.com.br/2encoreografos2020 para conferir a programação completa e se inscrever.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS