Em Casa Com Sesc recebe Ivan Bernardelli com solo "Tropeiro"

"/>
Dança | Com Sesc/SP | 08/04/2021 10h49

Em Casa Com Sesc recebe Ivan Bernardelli com solo "Tropeiro"

Compartilhe:

No ar desde junho do ano passado, a programação Dança #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As apresentações acontecem às quintas-feiras, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Em conformidade ao anúncio do Governo de São Paulo, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena onde são permitidas apenas atividades essenciais, as transmissões do #EmCasaComSesc serão realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Quinta-feira (08/04), o diretor e bailarino Ivan Bernardelli, da Cia Dual, apresenta o solo "Tropeiro". Baseado nas danças desenvolvidas no tropeirismo - cultura de cavaleiros que conduziam tropas de bois, cavalos e mulas pelos extensos territórios do Brasil e da bacia do Rio da Prata -, o espetáculo visita as memórias dos corpos nômades que, após longas jornadas, em suas pausas, dançavam. Propõe olhar um momento solitário de descanso em que o peão tropeiro dança, à luz do fogo, desafiando a si mesmo.
A trilha sonora do espetáculo, baseada nas melodias das modas de viola e nos acentos rítmicos do catira, foi criada pelo compositor e violeiro Domingos de Salvi. Após a exibição, acontece um bate-papo com Ivan Bernardelli e Sônia Nanci Paes e Álvaro Augusto Antunes de Assis, integrantes do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo. Classificação indicativa: 14 anos.

Ivan Bernardelli
Bailarino e diretor da Cia Dual, desenvolve espetáculos e conduz processos artísticos a partir de mitologias e fenômenos históricos relacionados à cultura brasileira. Há quinze anos investiga as bases técnicas e estruturais das danças desenvolvidas no Brasil ao longo dos séculos, em relação aos contextos culturais, sociais e filosóficos em que se desenvolvem, propondo transposições e releituras por meio das estéticas contemporâneas.
A Cia Dual foi premiada, em 2019, pelo FETEG (Festival de Teatro de Guaranésia, MG). Recebeu, entre outros, o Prêmio Arte e Inclusão 2018 e o Prêmio Brasil Criativo 2016. Foi indicada ao APCA 2020, APCA 2017 e Prêmio Bravo! 2017. Além da Dual, Ivan Bernardelli dirigiu espetáculos para a Companhia de Danças de Diadema (SP), a Cia. Sansacroma (SP), o Coletivo Trippé (PE) e para o Grupo Experimental, de Recife (PE). Como bailarino, integrou elencos como o do Balé Folclórico de São Paulo, da Companhia de Danças de Diadema, da Cia. Siameses e da Cie. À Fleur de Peau (França).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS