Confira a programação semanal da Série Ideias do Sesc

"/>
Debate | Com Sesc | 16/08/2021 10h54

Confira a programação semanal da Série Ideias do Sesc

Compartilhe:

Entre os dias 17 e 21 de agosto, a série traz os debates "Como se constrói uma potência Paralímpica?", na terça (17); "Saúde mental da população brasileira na pandemia", na quinta (19); e no sábado (21), encerrando a semana de debates, "Guia de atividade física para a população brasileira". Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

17 de agosto, terça-feira

"Como se constrói uma potência Paralímpica?"

A Paralimpíada de Tóquio 2020 ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. O Brasil configura entre as potências Paralímpicas com um 9º lugar em Pequim 2008, 7º lugar em Londres 2012 e 8º lugar no Rio 2016. Mas, afinal, o que é preciso para se construir uma potência Paralímpica? Investimento no esporte, infraestrutura, equipamentos, formação e capacitação profissional, políticas públicas, gestão esportiva de qualidade, formação de novos talentos, entre outros. Estes serão alguns dos temas discutidos no encontro .

Participantes:

Andressa Mello - professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Coordenadora de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo e do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro da UFMG. Pesquisadora da Academia Paralímpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Regina Brandão - pós-doutora em Psicologia do Esporte. Professora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Experiência de mais de 30 anos no trabalho de preparação psicológica de atletas olímpicos e paralímpicos.

Yohansson Nascimento - atleta paralímpico brasileiro, possui seis medalhas em Jogos Paralímpicos no atletismo pela classe T6. Atualmente, é o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Mediação e apresentação:

Andresa Caravage - graduada em Educação Física (USP), mestre e doutora em Terapia Ocupacional (UFSCar) e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

19 de agosto, quinta-feira

"Saúde mental da população brasileira na pandemia"

A pandemia impôs diversos desafios, entre eles, a manutenção da saúde mental. O distanciamento social, as mudanças nos modos de vida e as preocupações com a contaminação, são fatores que contribuíram para o estresse, a ansiedade e outras questões emocionais. Quais foram os impactos deste período na nossa saúde mental? Como podemos pensar nisso daqui para frente? O debate traz pesquisadoras que se dedicaram a investigar esses fatores emocionais durante a pandemia na população brasileira e que podem apontar caminhos para compreender e auxiliar na superação desse cenário.

Participantes:

Adriane Ribeiro Rosa - professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora na área de saúde mental no Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Bruna Moretti Luchesi - graduada e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente da área de Saúde Coletiva do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nara Goes - psicóloga, egressa da residência multiprofissional e mestre em saúde coletiva. Atua no campo da Saúde Mental e Direitos Humanos. Consultora da ONG Luta Pela Paz. Atuou no desenvolvimento do Guia Metodológico em Saúde Mental organizado pela ONG Luta pela Paz, UNICEF, Observatório de Favelas e Redes da Maré.

Mediação e apresentação:

Fernando Andrade de Oliveira - mestre em ciências do movimento humano e assistente da gerência de saúde e odontologia do Sesc São Paulo.

21 de agosto, sábado

"Guia de atividade física para a população brasileira"

O debate pretende apresentar os pontos relevantes sobre o "Guia de Atividade Física para a População Brasileira", lançado este ano pelo Ministério da Saúde, que apresenta as primeiras recomendações e informações sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, promovendo a saúde e a melhoria da qualidade de vida. A publicação apresenta orientações para todos os ciclos de vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos), além de abordar as especificidades para gestantes e pessoas portadoras de deficiência. Também são esclarecidos alguns conceitos importantes, como o de atividade física e de seus domínios, o de exercício físico e o de comportamento sedentário.

Participantes:

Gregore Mielke - doutor em Epidemiologia. Atualmente é docente da Escola de Movimento Humano e Ciencias da Nutrição da Universidade de Queensland, Austrália, onde realiza pesquisas sobre as efeitos da prática de atividade física ao longo do ciclo da vida na saúde de diferentes grupos populacionais. Participou da coordenação dos grupos de trabalho para o Guia de Atividade Física para a população brasileira.

Maria Cecília Marinho Tenório - especialista em doenças crônicas degenerativas pela Universidade de Pernambuco, mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Participou da coordenação técnica do Guia de Atividade Física para a população brasileira.

Mediação:

Pedro Hallal - doutor em Epidemiologia, atua como docente associado nos cursos de graduação e programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Revisor técnico geral do Guia de Atividade Física para a população brasileira.

Apresentação:

Giovanna Togashi - doutora em Ciências pela USP e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS