Debate | Da Redação/Com Diário Online | 30/05/2013 17h15

Fundação e Conselho de Cultura fazem ciclo de reuniões visando Conferência Intermunicipal

Compartilhe:

Começa na próxima segunda-feira, 03 de junho, a série de reuniões setoriais que a Fundação de Cultura de Corumbá, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, está convocando para preparação à Conferência Intermunicipal de Cultura, marcada para ser realizada nos dias 21 e 22 de junho. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Corumbá, José Gilberto Garcia Rozisca, a participação maciça das pessoas é de fundamental importância para fortalecer as políticas públicas voltadas para o setor.

"Corumbá tem um Plano Municipal de Cultura, mas nem por isso temos que deixar de discutir o que se produz, as estratégias para o nosso município, isso nós vamos discutir no âmbito regional porque temos que criar essas rotas culturais: uma cidade acaba vendendo a outra", disse, lembrando que, durante a Conferência, participarão os municípios do eixo Pantanal: Aquidauana, Anastácio, Miranda, Ladário e Rio Verde. Ele esclarece que ao reunir esses municípios, destaca-se com proposta central o fortalecimento de uma rota cultural.

Sobre as reuniões segmentadas, Rozisca explica que são abertas ao público que, de algum modo, tenha envolvimento com a área cultural. Estão todos convocados, agentes governamentais e, principalmente, os não-governamentais, até mesmo de áreas afins. Ele ressalta que, ao invés de fazer uma grande reunião, optou-se por várias com um único propósito.

"A gente tem que movimentar toda a classe cultural e estamos fazendo isso separadamente porque cada classe tem as suas demandas, as suas necessidades. Ao mesmo tempo em que a gente quer ouvir, a gente quer falar quais são as atividades que a Fundação de Cultura está propondo. Essas reuniões são importantíssimas para os agentes culturais, onde envolvemos os gestores, artistas, produtores, porque são deles que vão partir as políticas públicas de cultura", disse o presidente do Conselho Municipal.

Além da Conferência Intermunicipal, as reuniões tratarão de fazer um apanhado sobre a política cultural de Corumbá para os próximos anos, seguindo o próprio Plano Municipal de Cultura, que entrou em vigor no início deste ano, com a publicação da Lei 2.294, de 07 de janeiro de 2013.

Além disso, também servirão de base para a atualização de dados dos agentes culturais, existentes na Fundação de Cultura, como um mapeamento, pois em alguns casos os contatos pessoais já estão desatualizados, dificultando o canal de comunicação entre o órgão gestor e as classes culturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS