Debate | Da Redação/Com Assessoria | 01/07/2013 13h28

Prefeitura promove neste mês III Conferência Municipal de Cultura

Compartilhe:

Nos dias 5 e 6 de julho acontece em Campo Grande a III Conferência Municipal de Cultura. O evento promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) terá como tema geral “Uma política de Estado para a Cultura - Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. As discussões, que terão ao todo cinco eixos de debate, acontecem na Universidade Anhanguera-Uniderp (bloco 5).


A Conferência Municipal pretende discutir a cultura nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. A intenção é promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.


Em 2005, a primeira edição da Conferência resultou na assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Prefeitura e o Governo Federal – representado pelo Ministério da Cultura (MinC) – para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, uma articulação/pactuação entre os governos (municipal, estadual e federal) e a sociedade civil para coordenar planos e ações públicas para a Cultura em todo o país. Neste ano, o prefeito Alcides Bernal (PP) ratificou o interesse neste sistema assinando o Termo de Cooperação reforçando o elo entre o governo municipal e federal na construção de políticas culturais.


A Conferência deverá aprovar diretrizes que orientarão a política nacional de cultura, a implantação do Plano Municipal de Cultura de Campo Grande e de um Sistema Municipal de Cultura. Durante o evento haverá ainda a eleição de delegados para a etapa estadual da III Conferência Nacional que acontecerá em agosto próximo. A etapa nacional está prevista para novembro deste ano.


Sobre a Conferência - A Conferência será um espaço de consulta pública, reconhecido e convocado pelo Poder Executivo Municipal, no qual a sociedade civil e os representantes governamentais debatem princípios e diretrizes a fim de orientar a política e gestão municipais da cultura. A proposta central é estabelecer, de forma participativa e democrática, um novo modelo de gestão que, após as reformulações institucionais necessárias, vem reorganizar o papel do poder público.


Participe, o Decreto de Convocação, o Texto Base e as inscrições já estão disponíveis através do link www.capital.ms.gov.br/fundac , a Conferência Municipal é um importante instrumento de participação democrática da população na construção de políticas públicas voltadas para a Cultura.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS