Sesc traz encontro virtual sobre método de alfabetização Paulo Freire

"/>
Debate | Com Sesc Cultura | 30/08/2021 10h59

Sesc traz encontro virtual sobre método de alfabetização Paulo Freire

Compartilhe:

Dando continuidade às ações formativas do estudo reflexivo da obra e legado do educador e filósofo Paulo Freire, será realizado no dia 02 de setembro, às 19h30, o encontro virtual com o Tema: “Método Paulo Freire: alfabetização e educação de jovens e adultos”. A convidada é a professora Pós-doutora Maurilane de Souza Biccas (USP) com mediação da professora Drª Alessandra Cristina Furtado. A inscrição deve ser feita na plataforma Sympla.

A ação é voltada a educadores da rede pública e privada e também para o público em geral.

Sobre Maurilaine Biccas – é professora Livre Docente em História da Educação na Faculdade de Educação da USP (2019). Coordena os convênios internacionais, Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique e o da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Compõe a coordenação do NIEPHE (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2009). Foi editora da Revista Brasileira de História da Educação. Atuou pela ALFASOL e o Ministério das Relações Exteriores, como assessora junto ao Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, na África. Participou também como assessora via SECADI e Ministério da Educação do Brasil junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano de Moçambique. Compôs a comissão de Editores Assistentes da Educação e Pesquisa, revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: imprensa pedagógica, práticas escolares, cultura escolar e escolarização, educação de pessoas jovens e adultas.

Sobre Alessandra Cristina Furtado – é historiadora com doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nas disciplinas de História da Educação, História da Educação Brasileira, Currículo e Ensino de História e Geografia, e como editora da Revista Educação e Fronteiras (UFGD). É membro do Conselho Editorial da Revista Nuances: estudos sobre Educação (UNESP- Presidente Prudente) e da Revista Brasileira de Educação e Diversidades (UFT). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFGD, desde 2016. É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES) e Coordena o LADHEME (Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação), desde 2009.

Sobre a ação formativa – Com carga total de 40 horas, o Sesc Cultura promove uma ação com encontros virtuais transmitidos pelo Youtube do Sesc MS. A certificação será individual, de 8 horas, conforme a participação em cada encontro.

Homenagem ao centenário do educador, a ação é uma parceria do Sesc MS com Coletivo MS: Paulo Freire, Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores – GEPPEF.

Serviço: encontro virtual com o Tema: “Método Paulo Freire: alfabetização e educação de jovens de adultos”

Data: 02/09

Horário: 19h30

Inscrições: Sympla

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS