Desenho | Da redação | 31/01/2018 10h10

Dia do Quadrinho Nacional tem gibi nº 1 da turma da Mônica em exposição na Capital

Compartilhe:

Há quase 50 anos atrás, em 1970, foi lançado a edição nº 1 do gibi da turma da Mônica, com uma tiragem de 200 mil exemplares. E para quem gosta de quadrinhos, seja como leitor ou autor, o gibi raro com o título “Mônica e Sua Turma” estará exposto na Expo Gibi no Shopping Bosque dos Ipês a partir de 30 de janeiro, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, a data que marca a produção nacional de histórias em quadrinhos, seus autores e obras. O evento terá ainda, espaço de leitura, workshops, exposição de releituras de gibis nacionais e muitas histórias de ilustradores renomados até o dia 4 de fevereiro.

Os quadrinhos são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas, são conhecidas como HQ’s, mas se popularizou no Brasil como Gibi, que significa moleque ou guri.

Apaixonado por histórias em quadrinhos, Ronilço Guerreiro é referência em Mato Grosso do Sul com projetos que incentiva à leitura através da Gibiteca, a primeira em Mato Grosso do Sul. “Além do número um da Mônica, tenho outros clássicos que me dão muita alegria. Através da cultura e educação é possível transformar as pessoas”, disse.

O ilustrador Wanick Corrêa fez uma releitura dos personagens da Turma da Mônica baseado na ideia do campo. “Estamos tão próximos das fazendas aqui na Capital que a nossa tradição pantaneira e inegável”, disse o autor que atua há 12 anos na criação de quadrinhos e Ilustração publicitária e editorial.

Para se inscrever e participar da Expo Gibi é só acessar o link https://goo.gl/forms/mgV0mbo66leUjzgT2 ou no local do evento. A Expo Gibi tem parceria do fast food Montana, localizado no Shopping Bosque dos Ipês e das empresas Arte Livre e Gibiteca.

Programação da Expo Gibi:

30/01 a 04/02 – 10h às 22h – Espaço de leitura e exposição de releituras de gibis nacionais

30/01 – 19h30 – “História dos quadrinhos no Brasil e no Mundo” – Olímpio Neto

31/01 – 19h30 – “Narrativas de Quadrinhos” – Gustavo Ravaglia

01/02 – 19h30 – “Quadrinhos autorais” – Wanick Correa

02/02 – 19h30 – “Desenho de personagens ”- Wanick Correa

03/02 – 17h – “Quadrinhos, faça você mesmo” – Gustavo Ravaglia

04/02 – 17h – “História do Mangá” – Fred Hildebrand

Serviço

Expo Gibi

Data: 30 de janeiro a 4 de fevereiro (terça-feira a domingo)

Horário: 10h às 22h

Local: 1º piso – Shopping Bosque dos Ipês fica na Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Novos Estados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS