Entrevista | Da Redação | 10/09/2020 10h00

Artista de MS cria projeto musical durante pandemia

Compartilhe:

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) ainda não acabou. Com a doença, a vida de praticamente toda população do planeta foi alterada, e para as pessoas que trabalham com a arte, a situação não foi diferente. Sem apresentações, artistas tiveram que se reinventarem e buscar alternativas para continuar com seu trabalho. Em meio a todo o caos, a sul-mato-grossense, Leca Harper, teve a ideia de criar um Instagram para realizar lives musicias com diversos parceiros de uma maneira divertida e descontraída.

Leca Harper carrega em sua bagagem artística parte da história musical em Campo Grande e seus 22 anos de muita música e noite. Conheça um pouco de sua história:

Nos anos 90, com Marina Dalla, Leca fundou a banda Pau no Gato tocando sucessos da MPB temperados da “pegada” rock’n roll. Pau no Gato foi pioneira dos embalos aos domingos no famoso “postinho” – Posto no Parque dos Poderes –que servia de ponto de encontro dos amantes de boa música e dos moto-clubes locais.

Em meados de 2005, idealizou e lançou, ao lado do DJ André X, o CASA4 (2005-2010). Tratava-se da primeira banda de música eletrônica ao vivo do MS, situando o som de nossa terra como destaque na cena eletrônica nacional e internacional. O CASA4 fechou parcerias inéditas como promoção exclusiva de campanha da Coca-Cola Light (8 faixas lançadas promocionalmente para campanha publicitária em São Paulo – SP), remixes realizados por DJs do país e lançamento internacional de faixas em discos de vinil no formato EP. As enérgicas apresentações do grupo, tocando música eletrônica ao vivo, com guitarra, distorção, baixo e vocais arrebataram apresentações pelo MS, MT e SP.

No mesmo período, foi cofundadora da Dumattu (2005-2011), projeto que reinventou as noites de Campo Grande com performances enérgicas dos clássicos internacionais das décadas de 80 e 90. O som característico de guitarras, grooves e muito rock inovando releituras de Michael Jackson, Madonna e George Michael propiciaram a banda destaque na cena musical de MS, com shows em todo o Estado e uma trupe de fãs fiéis ao som, ativando o potencial para POP e ROCK da cidade e colecionando uma média de 16 eventos/mês.

Leca tem cerca de duas décadas na vida musical (Foto: Reprodução)

A pesquisa e paixão pela música, aliados a necessidade de continuar a produzir música com qualidade e diversão levou Leca a reunir-se com os amigos músicos e parceiros de longa data: Zé Fiuza (bateria), Ricardo Tavares (voz e violão) e Leonardo Reis (baixo), integrando a COVER UP (2011). Trata-se de uma banda com repertório livre de rótulos, passeando de clássicos dos anos 80 até os dias atuais, colocando no mesmo patamar toda a rebeldia do rock’n roll, o glamour do POP e a simplicidade que a arte pede para atingir aos ouvidos de todos.

Em busca da aplicação de outros estudos e outras linhas musicais, assumiu-se como vocalista e fundou, ainda ao lado de Zé Fiuza (bateria) e Leonardo Reis (baixo), a ROX S/A (2017). Neste projeto a sonoridade explora a personalidade musical de cada um de seus integrantes, em fusão eclética e encorpada no melhor do estilo power-trio (baixo, bateria e guitarra) passeando por versões funkeadas da música brasileira e pitadas de mash-ups de clássicos do pop internacional.

Em 2019 partiu a aventura de materializar suas composições, formando a TREEW, projeto embrionário, em fase de finalização do primeiro disco, que conta com a produção musical do Maestro Rodrigo Faleiros. São 8 faixas em fase final de produção, que, por ora, encontram-se num período de hiato devido a pandemia do COVID-19.

Mas os trabalhos não param por aí. Com a chegada da pandemia, a inquietação e saudade dos encontros musicais deram origem aos “Encontros de Quarentena” (2020).

Projeto 'Encontros de Quarentena'

O “Encontros de Quarentena” é uma JAM virtual que tem colocado a comunidade artística para conversar e produzir muita música nestes tempos de distanciamento social.

Desde 21 de abril de 2020 foram lançados vídeos periódicos (até 28 de agosto de 2020 já foram registrados 76 episódios) de canções em formato originais e inesperados, unindo músicos de Campo Grande, São Paulo, Belém, Londres (Reino Unido) e Colônia (Alemanha).

Trata-se de um desafio musical para promoção da união entre os artistas, buscando desafios musicais e integração dos mais variados estilos. Leca idealiza a “canção desafio”, seleciona e coordena o time de músicos, reúne e edita o material e lança os vídeos do “encontro” na periodicidade de 3 vezes por semana: terças, quintas e sábados, nas páginas do projeto no Instagram, Facebook e YouTube.

E a brincadeira tem regras: a música tem que ser um desafio para o time. Geralmente são selecionadas canções que estejam um pouco fora do cotidiano do músico, é aquela música que o artista quer ou já quis tocar, mas que de alguma forma, por alguma razão não acabou figurando em seu repertório pessoal.

Fora este desafio da canção, tem o elemento surpresa: os artistas só conhecem o time elencado em sua totalidade no dia do lançamento. Assim todos ficam de olho no que está ocorrendo, acompanham as demais produções e interagem uns com os outros no ambiente virtual.

Tudo é feito para promover o engajamento dos artistas com a música, com seus instrumentos e nutrir novas amizades musicais entre os pares.

Mais de 100 artistas já subiram no palco virtual e o time de parceiros só aumenta, dia após dia. É uma empreitada saboreada por cada um dos que se dedicam a arte, com a recepção sendo muito positiva pelo público e demais artistas. Sem dúvida, é um projeto que está longe de chegar ao seu fim.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS