Entrevista | Da Redação | 19/07/2018 14h25

Pablo Oliveira fala sobre Saberarte Quintal Aventura no Ensaio Geral TV

Compartilhe:

Impossível não sentir logo ao chegar o frescor do ambiente e o cantar dos pássaros. Calmaria, paz, sossego, fuga da agitação cotidiana de uma cidade que beira um milhão de habitantes. Tudo isso descreve um espaço dedicado à cultura e natureza, ao sentir, vivenciar e não ao “ter”, possuir, acumular. Esse é o Saberarte Quintal Aventura, criado pelo educador social e artista plástico Pablo Oliveira, 47.

Confira nossa galeria

Localizado na comunidade Portal da Lagoa, em uma área tida como rural, próximo à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o ateliê interativo foi construído em sua própria casa, sob a lógica de mandalas que representam os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.
A proposta é levar à reflexão, cativar e sensibilizar crianças e adultos por meio do convívio com a arte e natureza, valorizar o momento e o imaterial. Além disso, Pablo afirma que a mensagem que o quintal deseja passar é a da sustentabilidade, consciência sobre o destino final de resíduos sólidos, como lidar com a reciclagem e saber reaproveitar ao máximo todos os materiais disponíveis.

Pablo é natural de Aquidauana/MS, formado em Filosofia pela UCDB e é conhecido como o “artista da natureza” por pintar miniaturas como sementes, unhas, penas, pedras, interiores de cascas de ovo e demais objetos que representam a fauna e a flora do Cerrado. Todo esse trabalho pode ser admirado em quintal, como se fosse uma galeria a céu aberto.

O artista acredita que sua casa é um espaço irradiador da arte em sua comunidade que, muitas vezes, não têm acesso frequente ao universo artístico e cultural. “A ideia é atingir não só as famílias aqui da comunidade, mas de toda Campo Grande. A proposta é oferecer um espaço alternativo de integração com a arte, evitar que as pessoas só gastem em shoppings, consumam. Aqui é um local onde as pessoas podem vivenciar um momento inesquecível com seus filhos, sobrinhos, netos”, explica Pablo.

Confira nossa galeria

O Saberarte Quintal Aventura fica na Rua Enzio Massi, Q. 01, lote 14, Portal da Lagoa, próximo à UCDB. Quem quiser agendar uma visita e conhecer o espaço artístico pode entrar em contato com o artista por meio dos telefones: (67) 98145-6909 e 99925-0502.

Nesta edição do Ensaio Geral TV, o artista plástico Pablo Oliveira fala um pouco de seus projetos artísticos e do Saberarte Quintal Aventura. Confira o vídeo da entrevista:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS