Entrevista | Da Redação/Com Daniel Campos | 10/06/2013 09h40

Willian Menkes, um dos novos talentos das artes plásticas

Compartilhe:

Willian Menkes, um dos novos talentos das artes plásticas

De Araçatuba, São Paulo, Willian Menkes veio para Mato Grosso do Sul estudar Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Hoje é um dos talentos que estão no nosso estado, e está no Ensaio Geral.


Ensaio Geral: Com quantos anos você começou a desenvolver sua aptidão artística? 
Willian Menkes: Comecei a desenvolver atividade artística desde pequeno, de forma intuitiva, singela, na tentativa de representar o que eu via. Sempre ouve incentivo dos meus pais, lembro como se fosse hoje quando ganhei minha primeira caixa de lápis de cores de 6 unidades da fabercastell.

Ensaio Geral:  Quais são os meios culturais que você está inserido?
Willian Menkes: Meu trabalho está inserido nas Artes Plásticas.

Ensaio Geral:  Como você vê a arte em sua vida?
Willian Menkes: Eu vejo a arte como uma forma de expressão visual, representar coisas simples, que estão no cotidiano das pessoas e que por elas passam despercebidas ou não tem importância. 

Ensaio Geral: Quais são os trabalhos que você anda desenvolvendo atualmente?
Willian Menkes: Pintura e Gravura. Atualmente estou desenvolvendo trabalhos na área de gravura (a partir de uma matriz, madeira, metal, linóleo ou pedra, o desenho é gravado permitindo inúmeras cópias/tiragem) especificamente na técnica de metal – água-forte superfície de metal é recoberta com uma camada de verniz, onde com uma pnta metálica retira o verniz em pequenos sulcos, deixando que o desenho apareça no cobre (matriz). A seguir, recobre a chapa com água-forte – ácido nítrico ou qualquer outro agente químico que corroa o metal. Uma vez terminada essa etapa, o verniz é removido; e água-tinta . Obtém-se então uma matriz com um desenho constituído de sulcos que são recobertos de tinta; levando a matriz à prensa, produz-se uma gravura após a matriz é imersa em sal ferroso onde este irá reagir na abertura destes pequenos sulcos gravando o desenho na matriz;   e água-tinta baseia-se na aplicação de uma fina e uniforme camada de breu, onde a chapa é aquecida para a aderência da resina. O sal ferroso atua então sobre estas pequenas áreas do metal. 


Ensaio Geral:  Quais temas você inseri em seus trabalhos?
Willian Menkes: Estão inseridos em temas urbanos. Os trabalhos na técnica de gravura consiste na investigação de torres de ferro, com auxílio da máquina fotográfica as torres de ferro são fotografadas de um ângulo de vista diferente, um ´´fora`` em contrapartida a um ´´dentro`` criando perspectiva e exaltando as partes das conexões entre a torre. 

Ensaio Geral:  Com sua gravura, onde você pretende chegar?
Willian Menkes: Pretendo chegar á uma produção em grande série, e investigar não somente estruturas de ferro da cidade de Campo Grande, mas sim de outros lugares. O trabalho que começou com dimensões menores em placas de 10 cm x 15 cm, atualmente as placas possuem dimensões de 20 cm x 30 cm e que tornou trabalho de conclusão de curso do de Artes Visuais/Bacharelado da UFMS. Isto permite a inscrição em concursos públicos de arte contemporânea, onde muitas vezes o artista consegue grandes premiações além da formação de currículo. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS