Escultura | Com FCMS | 17/10/2022 10h35

Oficina de esculturas em arame exalta a produção local e a fauna pantaneira

Compartilhe:

O artista visual sul-mato-grossense James Cáceres ministrou na tarde deste sábado, último dia de Campão Cultural, um workshop sobre esculturas em arame na Plataforma Cultural. O público-alvo foram os artistas visuais e os artesãos.

Durante a oficina, James, abordou de maneira teórica como os principais artistas brasileiros trabalham com o arame e como ele mesmo utiliza a técnica. “A qualidade do material é primordial para o trabalho ser de excelência e também durável”, explicou. Depois, a turma partiu para a prática. Leo Gondim, professor de arte, conta que já havia arriscado produções anteriores, utilizando cerâmica e gesso para suas esculturas e inclusive o arame, porém sem sucesso com esse último. “Vim para a oficina entender melhor e conseguir finalmente executar’, explicou. Na oficina, ele escolheu fazer a escultura de uma rosa.

A também professora Edriana Silva deixou se levar pelo imaginário e executou uma escultura abstrata. “As técnicas que eu aprendi aqui com o James pretendo levar aos meus alunos, que já realizam atividades, porém utilizando materiais de reciclagem. O arame é de fácil manuseio e também mais tranquilo de achar”, contou.

Preservação – James Cáceres é um importante artista visual do Mato Grosso do Sul que escolheu retratar em suas esculturas feitas com arame a fauna pantaneira. Ele explicou que sempre pretende usar sua arte para fazer um alerta à sociedade de que esses animais merecem ser preservados. “Gostariam que as pessoas prestassem mais atenção. Aos poucos nossos bichos estão perdendo espaço e eu espero que minha produção mostre que eles estão entre nós e necessitam de cuidados”, explicou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS