"/>
Espetáculo | Da Redação | 16/04/2024 13h18

Bairro Noroeste será palco do projeto " Identidades em Trânsito"

Compartilhe:

O espetáculo "Uma Moça da Cidade" tem ganhado os bairros de Campo Grande por meio do Projeto "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito". A próxima e terceira parada da trupe de artistas será na quarta (17) e quinta-feira (18 de abril), às 20h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Hércules Mandetta, localizado na Rua Barbacena, s/n, no bairro Noroeste - região leste de Campo Grande. A entrada é gratuita para toda a comunidade e os ingressos podem ser reservados pelo número (67) 98170-6824, WhatsApp.

Anderson Bosh, idealizador do projeto "Ubu Trans Erê" e diretor da peça de teatro "Uma Moça na Cidade" explica como nasceu a ideia de dar protagonismo a pauta racial, o combate a homofobia aliados a cultura popular, seja na dramaturgia do espetáculo, na cena ou nas rodas de conversa com o público.

"A proposta é promover a inclusão social e trabalhar pautas de relevância que estão presentes no cotidiano da sociedade. Trabalho que tem sido revelador porque chegamos a pessoas que até então não tínhamos alcançado. No Aero Rancho, por exemplo, apresentamos para um público só de idosos durante a tarde, com diversas pessoas que tiveram ali o primeiro contato com uma peça de teatro e com estas pautas".

No bairro Noroeste, a meta é repetir o feito e ampliar ainda mais a gama de público. Isso porque apesar de ser um espaço novo, inaugurado apenas há dois anos, o Cras Hercules Mandetta foi construído para atender até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

As apresentações acontecerão em duas sessões, sempre às 20h, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade desfrutar desta obra culturalmente significativa. A ideia é atingir o maior número possível de moradores. Outro feito do projeto é gerar empregabilidade dentro da própria produção, pois o "Ubu Trans Erê" conta com bolsas de estudos para profissionais LGBTQIAPN+.

Formada em jornalismo, mas, sempre com a veia pulsante da cultura em sua formação pessoal, a jovem Issel Chaia, que se identifica como mulher pansexual, enfatiza a importância do projeto em termos de economia criativa e cultura.

"Foi uma honra ter sido selecionada no projeto, por estar em contato com o Grupo UBU que este ano completa 24 anos de existência. Trabalhar com outras mulheres como a Bruna Riquelme [mulher trans] na produção executiva, e a Gabriela Moraes [bissexual] na produção e logística, e exercer as atividades de social media e mediação cultural, sem dúvida, tem me possibilitado a voltar a trabalhar com arte e ganhar experiência no meio cultural".

Realizado pelo Grupo UBU, o projeto conta com financiamento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal. Informações sobre a trupe de artistas e ao projeto acesse o Instagram (@grupoubu).

O projeto conta a produção-executiva de Bruna Riquelme, produção logística de Gabriela Lopes, medição e social media, Issel Chaia, intérprete de Libras, Tatiana Tassia, coordenação pedagógica Douglas Caetano, Capacitação (oficinas artísticas), Douglas Moreira e Edner Gustavo, Gestão do Projeto Anderson Bosh, e produção Grupo UBU. Já no palco, a magia do teatro fica por conta da direção de Anderson Bosh que, também, divide a cena com os outros dois atores, Douglas Moreira e Edner Gustavo, além da sonoplastia e iluminação de Douglas Caetano.

"UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito"

O projeto é uma iniciativa cultural dedicada a promover a inclusão, celebrar a diversidade e ampliar o diálogo sobre questões de gênero, raça e cultura popular. Por meio de apresentações teatrais, workshops e atividades comunitárias, o projeto busca inspirar a transformação social e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Com execução de 11 meses - de fevereiro a dezembro - a estimativa é de que o projeto atinja cerca de 3 mil pessoas, sendo duas apresentações mensais de teatro com os espetáculos "Uma Moça da Cidade" e "Pelega e Porca Prenha - episódio: Na Mata do Pequi".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS