Eventos | Da redação | 17/08/2016 06h16

Corumbá hoje celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico com ação educativa

Compartilhe:

Uma ação educativa nesta quarta-feira, 17 de agosto, vai marcar as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico em Corumbá. A atividade acontece a partir das 08h30, no Jardim da Independência, e é voltada para as equipes que trabalham na manutenção dessa praça, para que todos atuem como agentes difusores da cultura local.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), e integra uma programação que vem sendo desenvolvida na cidade desde o início do mês, quando ocorreu a Semana da Educação Patrimonial com participação de professores da Rede Municipal de Ensino.

A capacitação contou com apoio da Fundação de Turismo do Pantanal e funcionou como um intercâmbio de saberes, experiências e práticas no campo da educação, com o objetivo de mostrar aos professores como a educação patrimonial pode estar inserida no dia a dia das escolas de forma lúdica e atrativa.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Gerência de Patrimônio Histórico que no dia 10, promoveu uma palestra sobre patrimônio histórico com estudantes dos cursos de Psicologia e Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus Pantanal), integrantes do Grupo de Estudo Identidade Cultural.

Conforme a gerente de Patrimônio Histórico, Ana Paula Badari, ainda como parte das comemorações, a Fundação de Cultura de Corumbá está divulgando suas ações diárias de visitações guiadas à Casa do Dr. Gabi, localizada na esquina das ruas Cuiabá e XV de Novembro.

A data

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado em 17 de agosto como forma de resgatar e preservar nossas raízes históricas. A data passou a ser celebrada em 1998, quando Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), fundador do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), completaria 100 anos.

É patrimônio cultural o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e as referências do modo de vida e identidade social.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS