Eventos | Com FCMS | 01/03/2020 09h25

Empoderamento da mulher é tema de Ciclo de Pensamentos Contemporâneos

Compartilhe:

Debater temas que afligem a dia a dia das pessoas da sociedade especialmente no tocante as mulheres é o que propõe o II Ciclo de Pensamentos Contemporâneos que irá acontecer no próximo dia 06/03, a partir das 19h na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías. Paim. O evento é gratuito.

Quatro convidados irão expor suas ideias; Dra. Jaqueline Camargo, Profª Jacy Côrrea Cerrado, Profª Eugênia Portela e Cristiane Duarte da revista Empodere. “Empoderamento da Mulher em Mato Grosso do Sul" será eixo central das palestras.

O empoderamento feminino promove a construção da confiança, a mudança na postura e no modo de pensar das mulheres em relação a sua autopercepção, conhecimentos e poder de decisão. Entender o papel social que as mulheres exercem e sua importância na participação para a formação histórica e social é crucial para a sociedade como um todo.

Num viés de busca por equidade o empoderamento surge, onde as mulheres buscam interromper as desigualdades, transformam a ordem de gênero da dominação, rompe com estereótipos e paradigmas e assim alcançam autonomia e autodeterminação.

Em 31 de julho de 2018, foi sancionada a lei que trata da implantação da Polícia Estadual de Empoderamento da Mulher, em Mato Grosso do Sul.

A lei estabelece diretrizes para assegurar a igualdade de direitos e liberdades fundamentais das mulheres, com a criação de políticas públicas e integração de órgãos Estaduais, Municipais e Federais.

Uma das medidas previstas para o empoderamento feminino é a ampliação da inserção econômica da mulher, proporcionando qualificação profissional e incorporando-as ao mercado de trabalho.

Outras propostas da lei tratam de incentivar a participação feminina na política, nos esportes e competições estaduais e nacionais, além de incentivar atividades de ativismo social e políticas públicas de saúde da mulher e direitos reprodutivos.

Escambo entre mulheres

No dia 7 de março, sábado, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Isaias Paim, vai acontecer o escambo de roupas entre mulheres, o evento busca trazer descontração e interatividade entre as mulheres com a troca de roupas e acessórios.

A proposta é reunir mulheres para troca de peças de roupas e acessórios. A troca é feita a base de conversa. A ideia de fazer um evento com arte, algo inspirado em desapego, que contribua para a coletividade, a sustentabilidade e a economia criativa fazem despertar a conexão entre as mulheres, podendo trocar roupas que já não são mais utilizadas por outras.

Programação:

Abertura: Apresentação musical com Thayana da Fonseca Cardoso

1ª Palestra: com a juíza Dra Jaqueline Machado abordando o tema “O Machismo ainda existe?”.

2ª Palestra: com a Profª Jacy Correa Curado com o tema “O que querem as mulheres? Os múltiplos sentidos do empoderamento”

3ª Palestra: com a Profª Eugenia Portela de Siqueira Marques com o tema “A Presença da Mulher na Educação e na Ciência”

4ª Palestra: Cristiane Duarte da revista EmPODERe com o tema “O que é empoderamento?”

Serviço: II Ciclo de Pensamentos Contemporâneos acontece dia 6 de março às 19h na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim, localizada no Memorial Apolônio de Carvalho que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS