Eventos | Da redação | 23/02/2018 08h07

Fevereiro termina com atividades lúdicas para crianças na Capital

Compartilhe:

O mês do carnaval termina recheado de atividades e novidades na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Capital. A unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), neste fim de semana (23 e 24), às 9h, oferece ao público de Campo Grande a Oficina de bonecos e objetos e formas animadas com o ator e professor de teatro Renderson Valentim. E ainda no dias 2 e 3 de março (sexta e sábado) o Grupo Casa Coletivo de artistas apresenta no espaço cultural o Espetáculo Aventuras de Bagacinho.

A Oficina de bonecos e objetos e formas animadas leva aos participantes noções e conceitos teóricos e práticos do teatro de bonecos com suas possibilidades de concepção e experimentação. Ela busca despertar nas crianças a imaginação e a ludicidade por meio da criação, de efeitos especiais e de luz. O curso consiste no aprendizado de três técnicas de produção: bonecos de jornal e matrizes naturais, objetos e formas animadas e de luz e tecidos fluorescentes utilizando luz negra, além do aprendizado da técnica de manipulação.

Durante as aulas o artista irá transmitir aos pequenos conceitos de sustentabilidade, utilizando elementos de composição recicláveis – seja pelo homem, como jornais, tampinhas de garrafas, ou pela própria natureza, como é o caso dos bonecos naturais tendo suas folhas e galhos já caídos pela ação do tempo.

“Toda oficina de bonecos sem manipulação é apenas mais uma oficina de artesanato. Mas quando a manipulação é inserida ela dá vida ao objeto ou boneco inanimado e possibilita uma comunicação que perpassa todas as outras. No universo das crianças a manipulação é muito presente com bonecas, ursos, pipas e pandorgas. Na sala de aula um lápis pode virar um avião e transpor esta ludicidade presente para um propósito definido”, explica Valentim. A oficina é realizada pela Associação de Desenvolvimento Cultural Artístico Socioambiental Teatro Imaginário Maracangalha.

Aventuras de Bagacinho

O Espetáculo Aventuras de Bagacinho traz uma trupe de palhaços que passam a vida contando histórias para sobreviver desde as mais conhecidas histórias infantis até os grandes clássicos da literatura mundial. Nessa aventura, Bolonhesa, o chefe da trupe inventa uma nova “desculpa para contar uma história que será vivida por Bagacinho (o aventureiro) e os demais companheiros da trupe. O espetáculo conta com intérprete de Libras e é uma produção do Grupo Casa Coletivo de artistas.

A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações no telefone (67) 3316- 9161.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS