Eventos | Com FCMS | 13/11/2019 13h26

Presidente da FCMS participa da 13ª edição da Festa da Melancia

Compartilhe:

Realizada no município de Eldorado, a 13ª Festa da Melancia recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com shows de Zé Augusto e Santhiago no sábado (09) e Victor Gregório e Marco Aurélio (10) no domingo. Presente na festividade a diretora-presidente da Fundação, Mara Caseiro, ressaltou a importância de divulgar a produção de melancia pelo município. “O governador Reinaldo Azambuja sabe da importância de Eldorado como a maior produtora de melancia do Brasil. E, por isso, ele fez questão de ser parceiro, através da Fundação de Cultura, desta linda festa”, disse.

Atualmente, Eldorado produz cerca de 18 milhões de toneladas da fruta anualmente, que são exportados para cinco Estados, são eles: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e Goiás, além de países como Paraguai e Argentina. “A festa que é tradição na cidade, atrai turistas e movimenta a economia local. Hoje, cerca de 80% da população da cidade depende da venda da melancia que, em um ano, gera aproximadamente R$ 7 milhões para o município”, comentou Mara. Ela ainda acrescentou: "Parabenizo o prefeito Leo e sua equipe da prefeitura pelo trabalho em prol dessa festa".

Prefeita de Eldorado por duas vezes, a presidente da Fundação de Cultura ressaltou ainda que a venda do quilo da melancia, a R$ 0,40, em média, aumentou o Produto Interno Bruto (PIB) em mais de 20% nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. “Mesmo não estando mais na função de prefeita, estou atenta às ações realizadas na minha querida Eldorado. Fico feliz de participar e de apoiar agora na Fundação, esta festa que já tornou-se patrimônio cultural dos eldoradenses”, falou.

Festa da Melancia

Todo ano, a Festa da Melancia acontece normalmente no segundo fim de semana de novembro, dependendo da colheita. Durante a semana do evento, além da comercialização de doces, compotas, licores e derivados da melancia, são comercializadas mais de 10 toneladas da fruta. Em 2001, Eldorado foi coroado como o maior produtor de melancia do Estado, o que beneficiou sobremaneira a economia do município.

Além do Governo do Estado e da Fundação de Cultura, a festa tem apoio da Prefeitura Municipal, sendo organizada pela Associação dos Pequenos Produtores de Avicultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiro de Eldorado (Apel).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS