Eventos | Da redação | 13/08/2016 15h27

Segunda Semana Mais Cultura oferece maior diversidade de eventos na UFMS

Compartilhe:

Tornar o câmpus um espaço vivo do ponto de vista cultural, de forma a melhor difundir e compartilhar a diversificada produção artística produzida na UFMS, é a proposta da segunda Semana Mais Cultura que será realizada de 22 a 28 de agosto pela Coordenadoria de Cultura, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae).

Com a previsão de 200 eventos – o dobro do ano passado, a Semana trará à Cidade Universitária um largo rol de possiblidades culturais que flutuarão entre a música clássica, rock, dança, mostra de curtas e fotografia, desenhos, oficina de quadrinhos, arte circenses, poesia, cursos e muito mais.

“Queremos transcender o ambiente notadamente formativo e informativo da sala de aula. Transformar o câmpus num local de troca de experiência, de universidade, uma palavra que bem descreve o que a Instituição tem de ser culturalmente. É diversidade, com respeito às áreas alheias, em momentos de compartilhamento”, diz o coordenador da Coordenaria de Cultura, professor Marcelo Fernandes.

A primeira edição teve cerca de oito mil espectadores, entre alunos, docentes, servidores e comunidade externa. Mais de 100 acadêmicos participaram das apresentações, exposições e oficinas promovidas e aproximadamente 200 convidados estiveram presentes aos movimentos.

Na Capital, a Semana mais uma vez terá forte participação de acadêmicos dos cursos de Música, Artes Visuais, Arquitetura, Jornalismo e, este ano, Educação Física, além de projetos da casa como Cameratas, bandas, corais, cursos de danças de salão, sapateado, dança do ventre e outros. Nos câmpus do interior, a comunidade acadêmica terá apresentações pontuais.

A Semana Mais Cultura recebe novamente uma série de convidados, incluído este ano o coro de Câmara da USP sob regência de Marco Antonio da Silva Ramos. Estão confirmadas as orquestras dos projetos Viver Bem, Fundação Ueze Zahran e Fundação Barbosa Rodrigues, além da participação de bandas militares, como a da Aeronáutica, grupos de Teatro, como o da UFGD, grupos de dança, como Funk-se, e bandas de alunos.

Nesta edição haverá ainda uma mostra de artesanato, com dois dias de feira na Unidade do curso de Química e dois dias no Corredor Central.

Serão abertas vagas para participação em oficinas e cursos como pintura, quadrinhos, teatro, edição de fotografia e de vídeo, entre outros. A Semana será recheada de exposições fotográficas, de artes, curtas metragens (com vídeos artes e pequenos documentários).

Toda essa diversidade cultural irá fluir pelos corredores das unidades da Cidade Universitária onde há salas de aulas, pró-reitorias, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Hospital Universitário, estacionamentos, em áreas abertas e fechadas.

“É uma intensificação das atividades voltadas, principalmente, ao público interno para que a nossa produção artística possa ser melhor conhecida e reconhecida pela comunidade universitária. Essa maior visibilidade traz, consequentemente, maior incentivo à qualidade técnica e a progressão via a excelência”, aposta o coordenador de Cultura.

A programação da semana será divulgada em www.ufms.br e https://www.facebook.com/SemanaMaisCulturaUFMS/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS