Exposição | Da redação | 21/12/2017 09h03

Bacharéis da UFMS expõem no Centro Cultural José Octávio Guizzo

Compartilhe:

Até o dia 31 de janeiro de 2018 os concluintes do curso de Artes da UFMS realizam a exposição “Das necessidades existenciais”. A mostra é um recorte dos trabalhos finais realizados por 14 novos artistas, que trabalharam uma diversidade de assuntos e escolhas poéticas em esculturas, desenhos, pinturas, gravuras e instalações. A exposição será nas galerias Ignês Correa da Costa e Wega Nery, do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O nome da mostra, escolhido pelos estudantes de Artes Visuais (bacharelado) da UFMS, remete ao pensamento de Fayga Ostrower em Criatividade e Processos criativos: “O homem cria, não apenas porque quer, ou porque gosta, e sim porque precisa; ele só pode crescer enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando”. A sugestão foi da acadêmica Fernanda Moussalem que refletiu a frase: “Daí eu pensei que se o homem cria por necessidade, isso pode significar que nós artistas criamos porque isso é uma necessidade que temos enquanto seres humanos, o que não só evolui nossa condição de ‘existir’ como também nossas capacidades intelectuais para crescermos enquanto seres pensantes”.

De acordo com a professora Priscilla Pessoa, ao abraçarem o nome sugerido, os artistas que participam da exposição reafirmam a urgência de se fazer, pensar e refletir sobre Arte, e colocam-na não no patamar das coisas supérfluas e dispensáveis, mas como uma necessidade que nos torna mais gente. “Em tempos de intolerância e discussões rasas que chegam a duvidar da importância do artista como agente social ativo e questionador, tal posicionamento, reafirmando a importância da Arte, é uma esperança de continuidade e resistência do fazer artístico em MS, através das proposições que marcam o encerramento desse ciclo de estudo e o início de percursos profissionais”, afirma.

Durante o último ano do curso os alunos se dedicaram intensamente (junto com seus orientadores) ao processo criativo de seus trabalhos finais e cada um dos projetos que encerram a graduação desses novos artistas resulta de um percurso de escolhas que passa por mudanças seguidas e surge não só do fazer prático, mas de um longo tempo de observação do mundo, pesquisas, experimentações e construção poética.

Os autores da exposição “Das necessidades existenciais” são: Amanda Mamede, Daniel Cota, Fernanda Moussalem, Jeanne Amaral, Joanita Cezar, Kahena Loureiro, Karen Belmont, Lucia Ribeiro, Luis Salgado, Márcia Albuquerque, Maria Carolina Rodrigues, Patrick Oliver, Suzuko Yamazaki e Vinícius Brandão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS