Exposição | Da redação | 05/06/2017 10h08

Exposição sobre a cultura indígena fez parte da Semana Acadêmica de Amambai

Compartilhe:

A exposição “Práticas e saberes da cultura indígena” fez parte das atividades desenvolvidas durante a XV Semana Acadêmica de História, X Semana Acadêmica de Ciências Sociais e II Seminário de História, Ensino e Pesquisa do ProfHistória, da unidade de Amambai da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nesta quinta-feira (1º).

A Exposição teve como objetivo apresentar alguns elementos das diferenças que existem entre a cultura dos povos indígenas nas Américas. E foi organizada e produzida pela professora Kátia Humberto, acompanhada de seus alunos na Escola Estadual Fernando Correa da Costa, pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Interdisciplinar - Adriana, Dirce, Antônia, Joice, Sara - da Unidade de Amambai, sob a Coordenação das Professoras Marinete A. Zacharias Rodrigues e Célia Maria F. Silvestre.

O projeto de pesquisa e as leituras tiveram início em março de 2017 e culminou nesta atividade realizada com êxito nas dependências da E. E. Fernando Correa da Costa e exposta ao público de Amambai e região, na unidade da UEMS de Amambai. “As pesquisas nos levaram por caminhos que desconhecíamos. E o resultado desse trajeto é a Exposição. Temos muito o que aprender com os saberes indígenas, a cultura milenar dessas populações tão presentes em nossa sociedade”, ressalta a professora Kátia Humberto.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em História (ProfHistória), Marinete Rodrigues, ao se observar os artefatos, objetos, a criação e fabricação de acessórios e símbolos culturais percebe-se que existem diferenças acentuadas entre as diversas etnias, “tanto do presente quanto do passado, cujos significados fogem a nossa compreensão. Assim, é preciso aprofundar o conhecimento sobre tais questões a partir das práticas escolares. Fazer com os alunos percebam as diferenças culturais entre as etnias indígenas”, destaca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS