Exposição | Catraca Livre | 25/05/2020 12h51

Exposição virtual ‘Queerentena’ reúne obras de artistas LGBTI+

Compartilhe:

Primeira exposição digital do Museu da Diversidade Sexual (SP), “Queerentena”, explora as formas que os artistas LGBTI+ encontraram para criar e discutir o momento de isolamento social devido à pandemia de coronavírus. O público tem acesso a 60 obras das mais diversas linguagens artísticas.

Tem fotografia, colagem digital, ilustração, pintura com diversos materiais, escultura, fotoperformance, videoperformance, videodança, técnicas mistas de desenho e fotografia, gravação em áudio, pintura em fotografia, giz oleoso e desenho.

Em cada trabalho, os artistas refletem sobre como a sociedade de modo geral está enfrentando situações que já são vivenciadas cotidianamente por pessoas LGBTI+, como solidão, insegurança, ansiedade e isolamento.

A “Queerentena” também apresenta obras que abordam o surgimento de outro vírus, há três décadas: nos anos 1980, o mundo começava a enfrentar e epidemia de HIV/AIDS, sem saber informações básicas, como o modo de contaminação e de que forma a ciência conseguiria combater a doença.

Há ainda algumas artes que brincam com a própria imagem das máscaras, que se antes eram vistas como algo que serve para esconder, hoje são importantes símbolos de segurança e proteção.

Os artistas participantes são de várias regiões do Brasil: há nomes de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais e Pará. Mas o Museu da Diversidade Sexual recebeu inscrições até de países como Portugal e Alemanha!

A exposição “Queerentena” também marca o aniversário de oito anos do primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática LGTBI+.

Você pode acessar a mostra diretamente pelo site do museu ou na plataforma streaming #CulturaEmCasa, lançada dia 20 de abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ela disponibiliza gratuitamente conteúdos inéditos das instituições de cultura do Estado de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS