Exposição | Com FCMS | 08/03/2020 11h52

Marco homenageia mulheres com exposição 'Mulheres Artistas'

Compartilhe:

Em comemoração ao mês da mulher, o Museu de Arte Contemporânea (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza nessa quarta-feira (11 de março), às 10 horas, a abertura da exposição “Mulheres Artistas” com entrada franca.

A proposta de exposição é instigar a sociedade para um olhar diferente sobre as obras das artistas que compõem o acervo do museu, homenageando as mulheres pela sua trajetória histórica dos museus, como espaço majoritariamente masculino, fortalecendo a memória feminina na cultura.

A exposição será composta por obras das artistas Lú Santana, Áurea Katsuren, Wega Nery, Lúcia Monte Serrat, Carla de Cápua, Ignês Corrêa da Costa, Lídia Baís, Irany Bucker, Priscilla Pessoa e Conceição dos Bugres.

Além disso, a exposição contará com a inserção de tecnologia assistiva em audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Esses instrumentos de acessibilidade compõem uma tendência de vanguarda mundial para ampliar tanto o acesso ao conteúdo das obras como o de acessibilidade sem barreiras para qualquer pessoa com deficiência ou não.

“A mostra vai testar circuito acessível, e audiodescrição para a obra da Conceição dos Bugres, Ignês Corrêa da Costa, Wega Nery e o texto da exposição. Trata-se, portanto de um protótipo para a Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para vivenciar com maior número de pessoas com e sem deficiência visual. Pois o tema da 18ª Semana de Museus será “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” e acontece em maio, sendo uma ação de promoção dos museus brasileiros que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos”, explica Patricia Aguena, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Gestora de Artes do MARCO responsável pela implementação do projeto de acessibilidade.

“A ideia do MARCO em realizar essa exposição é incentivar as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre as mulheres que fizeram e fazem a história das Artes Visuais acontecerem no nosso Estado, juntamente com essa tecnologia de acessibilidade para as pessoas com deficiência, buscando uma nova experiência para esse público”, conta a coordenadora do MARCO, Lúcia Monte Serrat.

Serviço: A exposição “Mulheres Artistas” do Museu de Arte Contemporânea fica aberta ao público até 05 de abril de 2020, sempre com entrada franca. O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. As visitações podem ser feitas de terça a sexta, das 7h30 às 17h30. Sábados e domingos das 14h às 18h.

Agendamento de escolas para realização de visitas mediadas do Programa Educativo podem ser agendadas pelo site www.marco.ms.gov.br . Mais informações pelo telefone (67) 3326-7449.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS