Exposição | Com UFMS | 25/07/2019 14h21

SBPC Cultural contará com shows das culturas árabe, japonesa e gaúcha nesta quinta

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (25) as apresentações culturais da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contemplam as culturas árabe, japonesa e gaúcha.

A contação de estórias e as atividades do projeto “Leishmania Não” seguem no Palco Cultural que contará também com o show do Litani, Grupo Árabe Brasileiro de Folclore e Dança do Ventre, às 12h. Segundo a divulgação, o grupo é “pioneiro no Mato Grosso do Sul em sua formatação e em sua forma de trabalho, pois divulga e representa por meio da dança a cultura árabe que está enraizada em nossa cultura sul-mato-grossense através da imigração desse povo que chegou para fazer história, para ‘mascatear’, adotando esta terra como sua e fazendo a diferença”. O Litani conta atualmente com 18 bailarinos e o destaque em seus trabalhos se dá à dança do ventre e à dabke, entre outros folclores.

Na noite dos imigrantes, no Palco Cultural a partir das 18h, a primeira apresentação será do CTG Tropeiros da Querência, que visa a “difundir, cultuar, defender e preservar as tradições gaúchas, sua história, seu folclore, seus usos e costumes”. Em seguida apresentam-se os grupos Shinsei Daiko; Ryukyu Koku Matsuri Daiko; Kariyushi Eisa Daiko e Seishun Yosakoi Soran.

Shinsei Daiko é um grupo de Taiko estilo Kawasuji da Associação Okinawa de Campo Grande (MS). Ryukyu Koku Matsuri Daiko tem como objetivo preservar e difundir a cultura de Okinawa, por meio de apresentações artísticas, revelando a beleza da cultura okinawana e do Espírito Uchinanchu. Kariyushi Eisa Daiko é um grupo Taiko Eisá, uma dança milenar de Okinawa para saudar os antepassados, que une a cultura e as tradições dos mais velhos com a animação e energia dos jovens em uma única batida. Seishun Yosakoi Soran é um grupo cultural que faz parte da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (MS), composto por jovens descendentes e não descendentes de japoneses que encontraram na dança uma forma de se expressar.

No Palco Moreninho a programação começa às 10h com o sapateado do Núcleo de Estudos em Dança e Movimento da UFMS (NEDeM) e apresentação do Los Pantaneros, grupo de arte circense que surgiu no projeto de extensão “Ginástica Geral e Atividade Circense”, do Câmpus do Pantanal (CPAN). Às 17h30 o palco recebe o Duo de Violões da Universidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS