Destaques | Da Assessoria | 23/07/2020 09h29

Cultura contra a repressão: abrace a poesia que liberta

Compartilhe:

A poesia da carioca Hannah Cavalcanti é marcada pela crítica social. Junto ao contexto sócio-político, as inquietações existenciais da escritora sacodem o leitor e o convoca à construção de um novo mundo.

Em Travessia Perene, Hannah revela um estilo marcante e denso de referências ao misturar espiritualidade e política social sem embaraços. O ritmo é surpreendente entre os mais variados temas.

Viabilizado em 2018 pelo extinto Ministério da Cultura e lançado pela Editora Multifoco, Travessia Perene é, por si só, o registro das transformações políticas brasileiras que impactam a cultura da nação: em um gesto heroico, funcionários do departamento do livro conseguiram depositar a premiação para a escritora 15 dias antes da mudança presidencial. Ao contrário, com extinção do ministério, Hannah nunca teria recebido o prêmio.

“São múltiplas as éticas
E as certezas
Mas são certas as injustiças
E suas saídas
São ínfimas as palavras
Nascidas das singularidades
No infinito
Mas quando saltam
Ao abismo
Do coletivo
Ecoam”
(Travessia Perene, pág. 42)

Destinada ao brasileiro que vê na arte uma ferramenta de expressão a favor da liberdade, Travessia Perene é instrumento de luta para o brasileiro engajado contra à repressão da cultura brasileira.

Sinopse: Premiado pelo Ministério da Cultura em 2018, Travessia Perene remete a um estado permanente de fronteira, um complexo não-lugar repleto de profundas reflexões políticas e existenciais capazes de envolver o leitor em seu universo. Combinando um estilo marcante e denso de referências, a espiritualidade e a política misturam-se sem embaraço, trazendo ritmo surpreendente aos seus mais variados temas. A relação espaço-tempo, a ancestralidade, a condição feminina, o contexto sócio-político, a inquietação construtiva que ousa sacudir o leitor/a e convocá-lo à vida plena de ação e desejo e à construção de um novo mundo – nada escapa a esse robusto conjunto de versos aqui apresentados, que felizmente agora é revelado à poesia brasileira.

Sobre a autora: Hannah Cavalcanti nasceu no Rio de Janeiro e viveu parte de sua vida em Belo Horizonte. É formada em História, doutoranda em Memória Social pela UNIRIO, pesquisadora, produtora cultural e escritora. Escreve desde a adolescência, participando de Saraus e páginas na internet. Recebeu Menção Honrosa no concurso literário da editora Kazuá - São Paulo, em 2015, e em 2018 foi premiada pelo Ministério da Cultura com o livro “Travessia Perene”, lançado em 2019 (Multifoco). Produz o sarau artístico-literário “Não Prenda Poemas”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS