Destaques | Da redação/com Assessoria | 28/08/2014 11h06

Festival Estadual de Contadores de Histórias começa hoje

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais, acontece de 28 a 30 de agosto, o “Primeiro  Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS”. O evento contará com oficinas de contadores de histórias regionais e de outros estados e com apresentações paralelas para a população e estudantes, no Centro Cultural  e em escolas. O Festival é realizado pelo Instituto Sócio Cultural Curumins. A abertura oficial  do evento acontece amanhã às 19h no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Mas durante o  dia haverá programação já a partir das 8h30min.
 
A arte de contar histórias é um dos atos mais antigos do mundo. Já foi posse exclusiva de preservadores da história oral e de aventureiros viajantes, que transmitiam acontecimentos ocorridos em povos distantes. “Contar histórias é uma arte que resgata e valoriza o folclore e a cultura de um povo e estimula a leitura e o sentimento de pertencimento ao MS, quando reconhecemos nossos patrimônios culturais nas histórias que ouvimos. Neste sentido, a contação não se restringe apenas às crianças, adultos também podem aproveitar este passeio lúdico na oralidade”, realça Marta Cel uma das organizadoras do evento.
 
Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS, a realização de um festival com este viés é de extrema importância para o Estado. “É uma iniciativa inovadora e muito importante na medida em que oportuniza de forma democrática o contato com as artes para toda a população, além de conter um aspecto lúdico que atrai todos os seguimentos etários”, ressalta Calheiros.
 
Oficinas
 
As oficinas são voltadas tanto para educadores, artistas, musicistas, professores e outros profissionais que lidam com o universo artístico e educacional, quanto para pessoas sem experiência na área, que querem aprender mais sobre o universo da contação de histórias. Ministradas por profissionais sul-mato-grossenses e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, as oficinas acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, das 13h30 às 17 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
 
No total, serão realizadas cinco oficinas: “A Musicalidade na Palavra do Narrador de Histórias”, com Beatriz Myrrha (MG); “O Corpo Cênico do Contador de Histórias”, com Ciro Ferreira (MS); “Projetos Interdisciplinares de Leitura a partir da Contação de Histórias”, com Shirlene Alvares (GO);“A Arte de Ouvir e Contar Histórias”, com Tânia Antunes (SP) e “Ciranda de Contos e Cantigas”, com Conceição Leite (MS).   Para participar não é necessária formação específica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas peloe-mail: 1festhistoriams@gmail.com.
 
O Festival também irá contar com apresentações em escolas e instituições. As escolas estaduais Armando de Oliveira, Carlos Henrique Schrader e Padre Franco Delpiano, recebem o Festival, bem como a escola Sesi,  a OMEP/IEMS e a ONG Recanto da Criança.
 
 
Programação
Centro Cultural José Octávio Guizzo
 
28/08 (quinta feira) –8h30min     Apresentação BANJUR – Banda de Percussão E.E. José Maria Hugo Rodrigues
                                    9h                Apresentação de caravanas de MS
                                   19h               Abertura Oficial com participação especial da banda “Os Morenos”
 
29/08  (sexta-feira) -  8h30min    Roda do Conto
                                    19h              1º Fórum Estadual de Contadores de Histórias
 
30/08 (sábado)          8h                Piquenique de Conto, momento de “blablação”
                                   11h               Encerramento
 
.

Serviço: O “1º Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS”, acontece de 28 a 30 de agosto, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (na rua 26 de agosto, 453, Centro) e, em escolas estaduais. Informações e inscrições pelos telefones 67 9240-9999 e 9606-9839  e pelo email 1festhistoriams@gmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS