Destaques | Da redação/com Assessoria | 29/10/2014 18h07

Governo do Estado e Instituto Histórico e Geográfico lançam “Enciclopédia das Águas”

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura do governo do Estado e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) lançam no dia 31 de outubro (sexta-feira), às 9 horas, no auditório da Governadoria a “Enciclopédia das Águas”, projeto que levantou dados sobre todos os cursos de água do território sul-mato-grossense.

A “Enciclopédia das Águas” é um trabalho inédito no país. A obra física conta com 335 páginas e será uma referência para estudos nas áreas de geografia, topografia, hidrografia, história, cultura, turismo e meio ambiente. Foram catalogados 7,2 mil cursos de água, entre córregos, rios e vazantes. Deste total, 5,1 mil possuem mais de 10 quilômetros. O projeto também será disponibilizado na internet, na página do IHGMS.

“É um trabalho monumental. Foram reelaboradas as 154 cartas topográficas de Mato Grosso do Sul. Para termos uma idéia da importância disso, vale lembrar que a mais recente data de 1976. Essa atualização garante a cada município a possibilidade de possuir seu próprio mapa hidrográfico”, analisa Hildebrando Campestrini, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a geógrafa e professora Angela Antonieta Athanazio Laurino, que participou diretamente das pesquisas, foram utilizadas no projeto dados repassados por alguns municípios do Estado e centenas de cartas cartográficas produzidas por um mapeamento completo do território brasileiro feito por fotos aéreas, completado no início da década de setenta.

Porém o projeto foi além: se baseou também em mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e até nos precisos registros cartográficos produzidos pela Comissão Rondon, chefiada pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon durante a expedição de construção em território sul-mato-grossense da linha telegráfica Corumbá – Cuiabá, entre os anos de 1900 e 1906.

“Foram quase sete anos de muita pesquisa. Analisamos minuciosamente mais de 3,5 mil cartas cartográficas geralmente em bases de escala de 1 por 100 mil, o que possibilitou o estudo mais detalhado dos recursos hídricos. Um levantamento manual que catalogou 7.200 verbetes e que pode ser ampliado no futuro”, explica a professora Angela.

Além de fazer uma análise geográfica extensa, a “Enciclopédia das Águas também aborda o contexto histórico dos rios e córregos, algo extremamente importante no estudo da formação da cultura sul-mato-grossense, já que os cursos de água foram as primeiras “estradas” dos povos que constituíram as primeiras comunidades do Estado.

As primeiras mil publicações foram impressas através de investimento total de R$ 190.786,00 garantidos pelo governo do Estado através do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O livro, acompanhado de um DVD, será distribuído para bibliotecas, estabelecimentos educacionais e culturais do Estado.

“O governo reconhece a importância do trabalho de alto nível que o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul vem desenvolvendo junto à comunidade no que concerne a recuperação da nossa memória e ao fortalecimento da nossa identidade cultural sul-mato-grossense”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

Serviço: O lançamento da “Enciclopédia das Águas” acontece no dia 31 de outubro (sexta-feira), às 9 horas, no auditório da Governadoria.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS