Destaques | Metrópoles | 18/04/2020 09h46

Por meio de vídeo, artistas cobram Regina Duarte

Compartilhe:

A secretária especial de Cultura Regina Duarte foi cobrada por aproximadamente 20 artistas em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (17) nas redes sociais. Os profissionais se questionam onde está a secretária e o que ela fará para frear a crise no setor, gravemente afetado com a pandemia do novo coronavírus.

Ao final do vídeo, o grupo aponta que “no mundo todo a cultura é responsável por 6% da economia, gerando 30 milhões de empregos por ano”. O coletivo cobrou a liberação do Fundo Nacional de Cultura (FNC), principal ferramenta do governo de fomento à arte brasileira.

O vídeo foi promovido pelos grupos Artigo 5º e pela Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade (ATAC), e conta com participações como os diretores Elias Andreato e Ruy Cortez, além do jornalista Celso Curi.

“Bons hábitos”
O ator Marcos Caruso também usou o Instagram para cobrar atitudes de Regina Duarte. Em vídeo publicado nesta sexta-feira (17/04), ele aponta que o país não só perdeu três expoentes da cultura nos últimos dias – Moraes Moreira, Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza –, como a Secretaria Especial de Cultura não emitiu qualquer comunicado ou nota de pesar.

“Estou, no mínimo, triste. Eu acho que uma nota de pesar, em nome do Brasil a seus filhos eméritos, poderia ter sido dada. Seria o mínimo. Cultura também é cultivar bons hábitos”, lamentou o ator.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS