Feira | Da redação | 17/04/2017 13h40

Sucesso da Festa do Peixe garante mais espaços para o ano que vem

Compartilhe:

Shows culturais todas as noites. Animação para as crianças em toda a extensão do evento. Torneios de pesca, festival gastronômico, Corrida do Peixe, com quase 400 participantes, interligando os dois parques, praça de alimentação lotada e a comercialização, apenas nos dois primeiros dias, de 12 mil quilos de pescado, fizeram da 13ª Festa do Peixe a maior de todas as edições já realizadas em Dourados.

Com esses números, e a presença maciça do público, além da qualidade do trabalho demonstrado em uma mobilização coletiva de todos os setores da administração, a prefeita Délia Razuk garantiu que Dourados está preparada para ampliar, ainda mais, a festa. “No ano que vem, queremos ampliar para três locais na cidade e, se Deus quiser, vamos levar também para alguns distritos. Nosso povo merece ser contemplado com uma festa bonita como essa, que leva entretenimento, divulga nossas vocações e aproxima muito mais as pessoas”, disse ela, depois de participar todos os dias da programação.

A 13ª Festa do Peixe foi realizada, simultaneamente, de quarta-feira (12) até no domingo (16), nos parques ‘Primo Fioravante Vicente’ do Córrego Rego D’Água e ‘Antenor Martins’, do Jardim Flórida.

Ainda no primeiro dia das atividades, a prefeita Délia Razuk assinou, quinta-feira (13), convênio de R$ 82 mil junto ao Governo do Estado para atender os piscicultores da região da Grande Dourados. Presente no ato, o diretor presidente da Agraer (Agência estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou a importância do evento e falou do compromisso do Estado em fomentar a piscicultura na região. Felini também levou o pedido do Município para destinar patrulha mecanizada ao atendimento das famílias que integram o assentamento Amparo, na região de Itahum.

Shows, Corrida e Torneios

A Secretaria de Cultura organizou extensa agenda, com os sertanejos Marcos Cesar e Juliano, Kleber e Kleberson, o grupo de samba e pagode Sampri, a Arte do Batuque e Postal Sul, e ainda com Geraldo Espíndola, a banda Dagata e os Aluizios e o grupo Chama Porã, preenchendo todos os dias da festa.

A presença do maratonista internacional Elenilson Silva, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos na prova dos 10 quilômetros, em Winnipeg (Canadá), ilustrou a primeira Corrida do Peixe, inovação criada pela Funed para interligar os dois Parques no clima da festa. Ao final, Caio Pompeu (16 minutos) encabeçou o pódio masculino e Maira Brum (19’47”) o feminino. Ainda pontuaram, no masculino, Rafael Alves da Silva (16’22”), Valdeci Alce (16’40”), João Paulo Felipini (16’42”) e José Luiz Olmedo (16’55”) e, no feminino, Fernanda Gomes (20’9”), Nanci Dias (21’26”), Mariuza Brum (22’33”) e Sabrina Benites (22’40”).

Os torneios de pesca, atração mais esperada por parte dos amantes dessa modalidade esportiva, renderam ao pescador Halysson Blanco de Queiroz, o dono de um pacu com 4,410Kg, um conjunto de barco, carreta e motor após a façanha realizada na tarde de sábado (15) no lago do parque do Rego D’Água, na categoria Adulto. Givaldo Matias levou uma TV de 40” com o pacu de 4,030kg, também do Rego D’Água e Severino da Silva, com a espécie de 3,590Kg, no lago do Flórida, ficou com o notebook. Mais sete pescadores foram premiados, com duas TVs 32” e cinco bicicletas.

Na categoria Infantil, Mateus Dutra (3,310Kg), Luiz Felipe Del Padre (2,465Kg) e Walace Verão (2,425Kg) retiraram das águas do Rego D’Água e Antenor Martins (os dois últimos) os pacus que lhes garantiram, respectivamente, aparelhos de videogame, smartfone e tablete. No Parapesca Infantil, realizado quarta-feira (12), Gabriel Bonini (1,360Kg), Vitória dos Santos Mamede (1,280Kg) e Léo Vitor Reginaldo (1,260Kg), retiraram do Rego DÁgua as tilápias que renderam um videogame portátil, um smartfone e um tablet como premiação. Já no Parapesca Adulto, que abriu os torneios na quarta, Maciel Rodrigues Pereira (1,610Kg) ficou com o notebook, Antonio Carlos de Souza (1,540Kg) levou a TV 32” e Humberto Ferreira da Silva (1,510Kg), depois de pegarem os maiores pacus do Rego D’Água na modalidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS