Festa | Da Redação/Com FCMS | 11/11/2015 13h07

Com 90 anos de tradição, festa é realizada por descendentes de “Tia Eva”

Compartilhe:

No mês em que se comemora a Consciência Negra bem como os 89 anos de morte de Eva Maria de Jesus ou simplesmente “Tia Eva” como ficou conhecida, a Associação dos Descendentes que leva o seu nome,  realiza de 11 a 22 de novembro uma programação especial, uma festa com tradição de 90 anos para celebrar e conscientizar sobre a luta dos negros em prol de seus direitos. O evento  conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) com entrada franca e acontece em vários locais do bairro Jardim Seminário onde moram os descendentes da Tia Eva.

A comunidade negra da Igrejinha de São Benedito, localizada em Campo Grande/MS, é definida como uma comunidade remanescente de quilombo desde 1905 e reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.  É uma luta dos descendentes da Tia Eva manter a comunidade unida em torno do território. A história da comunidade se confunde com a própria história de Tia Eva. Escrava nascida em Mineiros, Goiás, Eva Maria de Jesus decidiu vir para o Mato Grosso em 1905, já com suas três filhas: Joana, Lázara e Sebastiana.

Chegando a Campos de Vacaria, hoje Campo Grande, trabalhou como lavadeira, parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira. Procurada por inúmeras pessoas, tornou-se referência na comunidade. Devota de são Benedito, ela fez uma promessa ao padroeiro para que curasse uma ferida que havia há anos em sua perna e que nunca curava.  Ao chegar a Mato Grosso, milagrosamente foi curada. Para pagar a dádiva ao santo, construiu em 1912 uma igreja. Ao longo do tempo, ganhando o respeito da comunidade e com a história da cura  tornando-se conhecida,  Tia Eva renovou sua promessa: organizaria uma festa como essa todos os anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS