Festa | Com Portal da Educativa | 29/06/2019 07h21

Festa do Padroeiro completa 91 anos e é a mais tradicional de Bonito

Compartilhe:

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul é também terra de devoção e fé. Além da diversidade de religiões, todas convivendo em harmonia e respeito, a comunidade católica no município é bastante atuante, sendo ela, a responsável pelo mais antigo evento de Bonito, a tradicional quermesse do padroeiro, São Pedro Apóstolo, que em 2019 completa 91 anos. A festa data de antes da emancipação oficial da cidade, em 1948.

Para a comunidade Católica, as comemorações tiveram início no dia 20, com a Novena do Padroeiro, que neste ano coincidiu com as celebrações de Corpus Christi. O tapete, confeccionado pelos fieis com serragem, lacres, pó de café, ervas, entre outros, é também uma atração a parte para os visitantes, que se encantam e aproveitam para registrar a experiencia durante todo o dia.

No dia 29, Dia do Padroeiro, as celebrações começam com a cavalgada e pedalada, às 8 horas, seguida da Santa Missa, na Praça da Liberdade e do almoço no Salão Paroquial. De noite, a quermesse o show de prêmios completam o evento.

História

Conforme registros históricos do Padre Paulo Nunes de Araújo, que foi pároco da cidade até 2014, a primeira festa data-se de 29 de junho de 1928, quando foi inaugurada a primeira capela do então Distrito de Paz de Bonito. Segundo ele, a história do Padroeiro de Bonito começa com a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa Campal da região. “Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

Também na ocisão, foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos. A cavalgada, que desperta a cidade no Dia do Padroeiro, foi incorporada na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro.

Senhorzinho

A fé católica no município também é reforçada pela passagem de Senhorzinho, um líder messiânico, devoto de Nossa Senhora da Aparecida, que realizou curas e milagres na comunidade por volta de 1942. Até o hoje, o personagem é lembrado e reúne devotos e fieis anualmente, durante a missa campal da Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, em uma capela construída por ele em uma propriedade rural.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS