Festa | Da redação | 22/03/2017 14h11

Festa do Peixe destaca novidades, trabalho integrado e maior abrangência

Compartilhe:

Uma solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira no Auditório José Cerveira, no Centro de Administração Municipal, marcou o lançamento da 13ª Festa do Peixe de Dourados, que terá inúmeras novidades, maior abrangência e um intenso trabalho integrado entre as Secretarias da Administração e parceiros para o evento.

Realização da Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a festa terá a participação das pastas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Infraestrutura e Desenvolvimento, Cultura, Serviços Urbanos, Fundação de Esportes e Guarda Municipal.

E foi este trabalho conjunto e as parcerias que a prefeita Délia Razuk e a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rose Ane Vieira destacaram durante o lançamento do primeiro grande evento em 2017.

Délia Razuk ressaltou que Dourados está aberta a todas as parcerias possíveis dentro da administração, com o Estado e com a União, e que só assim é possível desenvolver de verdade a cidade. “Temos quatro anos de trabalho pela frente e precisamos de parcerias. Não é possível administrar sozinho e esta é a primeira mostra de nossa administração. O compromisso de todos é com o desenvolvimento de nossa Dourados. Quero agradecer a Deus a oportunidade de administrar esta cidade e meu desejo é fazer sempre o melhor com todos contribuindo”, disse a prefeita.

Délia também falou de como a Festa do Peixe aparece como oportunidade de mostrar o que Dourados produz. “Temos uma grande produção, fantástica, e Dourados tem potencial. Este evento é uma coroação de todo um trabalho e tem dois sentidos, o sentido de união e paz e para mostrar aquilo que tem de bom”, completou a prefeita.

A secretária Rose Ane Vieira falou do envolvimento das secretarias e lembrou a incumbência dada à pasta pela prefeita de assumir uma festa nos dois parques – Primo Fioravanti (Rego D’Água) e Antenor Martins. “Destacamos uma equipe para buscar apoio e tivemos uma grata surpresa com a idealização de mais de 20 parceiros. Tenho certeza que isso vai aumentar até o início da festa”, destacou a secretária.

Entre os pontos altos do evento no próximo mês, a secretária destacou as inovações, com a parceria com as universidades, para a análise da qualidade do produto que será comercializado na festa e a atuação e do curso de gastronomia na cidade que vai organizar um concurso com comidas a base de peixe para todos que vão oferecer alimentação na festa. O curso deve dar suporte aos empresários que se interessarem pela competição a elaborarem um prato específico.

“O destaque com certeza é a primeira festa a ocorrer nos dois parques, com a Corrida do Peixe, com as inspeções, com os foodtrucks. O que eu ressalto é que nós estamos trabalhando para que seja um destaque regional, atraia nossa população, cidades vizinhas, turistas. Quero agradecer as secretarias que têm feito um trabalho conjunto brilhante, comprometido e responsável para que façamos uma boa festa. É uma construção de várias secretarias”, disse a secretária.

O Coordenador Federal de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, César Moura, destacou o momento que piscicultura enfrenta. “Esta festa é importante e o tamanho desta festa corresponde ao momento que a cidade de Dourados vive. Dourados está no ano do desenvolvimento e amadureceu para isto, assim como a piscicultura. A cidade não pode mais se aventurar, o peixe é um negócio e um negócio rentável. Estamos trabalhando nas tratativas para fomentar o setor. Fiquei extasiado e quero cumprimentar todos, é a primeira vez que esta festa terá o tamanho que lhe é devido”, disse César Moura.

Dorival Betini, Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, destacou que a piscicultura tem sido um segmento que cresce e pode contribuir com outros meios de fomento à agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. “Parabéns a todos por esta grande festa”, disse.

Criador de peixe e representante dos piscicultores, Cláudio Pradela falou dos desafios da piscicultura e ressaltou que a Festa do Peixe contribui com os produtores. “Esta feira é um atrativo muito grande, mas a oportunidade de a piscicultura tem de mostrar o serviço e a qualidade que produz. Para fazer ou participar desta feira tem que ter coragem. Temos potencial. Temos tudo. Temos que fazer com que a nossa produção deslanche. Esta feira demonstra o que é a nossa cultura, e é uma grande ajuda. Parabéns a toda a equipe”, disse.

Participaram da solenidade, além da prefeita de Dourados, o Coordenador Federal de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, César Moura, delegado federal de desenvolvimento agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Dorival Betini, vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), professor doutor Laércio Carvalho, os vereadores Jânio Miguel, Silas Zanata, Braz Melo, Alberto Alves dos Santos ‘Bebeto’, Romualdo Ramin, Idenor Machado, Junior Rodrigues, Pedro Pepa, Carlito do Gas, Olavo Sul, demais autoridades municipais, além dos secretários municipais.

Os parceiros para a realização da festa são a Universidade Federal da Grande Dourados, Centro Universitário da Grande Dourados, Anhaguera, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), MS Peixe, Sanesul, Guarda Mirim de Dourados, Seleta, Conti, Gelo Cristal, Jucaten, Alternativa, FG Eletro, Douramotors, Mega.com e ProBike.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS