Festa | Da redação | 04/12/2015 13h56

Unami encerra atividades de 2015 com coreografia e mostra de arte

Compartilhe:

A Universidade Aberta da Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) encerrou as atividades de 2015 com apresentação de coreografia e uma mostra de quadros, ambos produzidos pelos idosos participantes do projeto.

A tarde foi repleta de participações dos alunos, que apresentaram uma coreografia ao som da música “New York, New York”, de Frank Sinatra, além da mostra de quadros pintados por eles. Também alguns que participam do Coral do Centro de Convivência de Dourados, juntamente com outros integrantes do coro, apresentaram algumas músicas.

Márcia Alvarenga, que é coordenadora da Unami e Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, disse que o encerramento do segundo ano de atividades da Unami é com um balanço muito positivo.  “Esse ano entraram novos professores no projeto de várias áreas da UEMS e no próximo ano um professor da biomedicina Unigran também vai integrar a equipe. Eu queria que tivesse muito mais idosos, temos cerca de 60, mas no próximo ano vamos fazer um trabalho de divulgação para ter mais inscrições”, ressaltou.

A mostra de pintura foi organizada pela professora, Márcia Medeiros, que ministrou uma aula em que deixou que idosos e monitores (acadêmicos do curso de Enfermagem) soltassem a imaginação. Edenilce Amaral, de 57 anos, pintou uma linda flor, “para mim foi ótimo eu sempre quis participar, foi a realização de um sonho e eu soltei tudo que tinha dentro de mim. Porque eu faço pintura em tecido, mas é diferente, porque é só copiar o desenho e montar, já aqui é livre a mão foi trabalhando o que a mente foi soltando, foi ótima esta aula, quero que tenha muitas outras”, contou.

Para Hildebrando Albano Paiva, que é líder da classe dos veteranos, o projeto surpreendeu, “é muito bom, principalmente, por melhorar a autoestima das pessoas, tirou muitos de casa, muitos que estavam até com depressão. Hoje eles mudaram, estão mais alegres, conversando, brincando, nós somos até meio ‘bagunceirinhos’ (risos). Aprendemos muita coisa aqui, por exemplo, num trabalho que fiz sobre o sistema urinário, sempre trabalhei com filtros de carros ao longo da vida, mas nunca imaginei que tivéssemos filtros tão perfeitos dentro de nós – os rins. Também aprendemos sobre nossos direitos, sobre remédios, saúde e muito mais”, conta o senhor sorridente, de 71 anos de idade.

Mas não é só os idosos que aprendem, os acadêmicos do curso de enfermagem também tiram boas lições da convivência com o grupo.

“Eu acho incrível o trabalho com os idosos, porque é uma troca de experiências. Eles desempenham as atividades com muito interesse, perguntam mais que uma turma de graduação e fazem muito bem as atividades que são propostas. O que mais me surpreendeu foi a superação tanto física, na hora de fazer as coreografias, como para estudar, pois muitos não tiveram oportunidade antes”, relatou a acadêmica do 1º ano de Enfermagem, Larissa de Melo.

Unami

As atividades da Unami acontecem todas as quartas-feiras no campus da UEMS de Dourados. As inscrições para novos alunos acontecem no início de cada ano.  Mais informações acesse: http://www.uems.br/site/unati.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS