Festival | Da redação | 30/10/2018 10h50

​5º FESDOM termina e é reconhecido pela sua qualidade e gratuidade

Compartilhe:

Depois de duas semanas com 11 apresentações musicais gratuitas, o 5º Festival Douradense de Música (FESDOM) chegou ao fim neste último sábado (27) emocionando o público com o show do violonista Marcelo Loureiro. “A gente começou e encerrou com prata da casa, valorizando a música sul-mato-grossense”, destacou Gicelma Chacarosqui, coordenadora de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), fazendo referência às apresentações de o Clube do Litoral Central, em 17 de outubro, e de Marcelo Loureiro, no dia 27.

As polcas, guarânias e músicas folclóricas da região do Rio da Prata (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) foram executadas com uma pitada de modernidade no estilo peculiar de Marcelo Loureiro, ora com “rasgueios” de violão ora com a harpa, e fizeram a plateia ovacionar entusiasmada cada canção.

Marcelo Loureiro desejou vida longa ao festival e valorizou o fato de o evento ser gratuito. “Às vezes as pessoas me perguntam por onde eu estou tocando e muitas vezes são eventos particulares, fechados. Poucas são as oportunidades que a gente tem de poder ter contato com o público, com entrada franca, pra todo mundo poder apreciar a música instrumental e a música de cultura de raiz. Nós, artistas que queremos mostrar algo de valor cultural – música folclórica, música instrumental, música clássica, choro, violão clássico – nós temos poucos espaços para mostrar para o público e o público tem poucas oportunidades de ver trabalhos assim, alternativos. Então a iniciativa é fantástica!”, avaliou o violonista.

A acessibilidade do evento também foi comentada por Angélica Lara, que prestigiou quase todos os dias do FESDOM. “É muito importante que eventos com essa qualidade sejam feitos pela universidade, e também o fato de não ser cobrado, porque é uma oportunidade ainda maior para que todo mundo possa participar”, disse Angélica.

Outra que aproveitou grande parte da programação do 5º FESDOM foi Orgélia Médola Souto: “Um evento assim é muito importante para a cidade e a gente tem a oportunidade de ver coisas que ainda não viu. Eu achei o Festival maravilhoso, e principalmente o show de hoje, que foi espetacular”.

Além de Marcelo Loureiro e do Clube do Litoral Central, durante a edição do FESDOM deste ano passaram pelo palco do Teatro Municipal e da ADUF os grupos: Barra Choro (MS), Nômade Orquestra (SP), Pantanal Group (MS), Clube de Samba Saudosa Clotilde (SP), Quinta Essentia (SP), Vilella e Osmar Medina (MS), Quarteto Toccata (MS), Gibão Alaká (SP) e Catarse Retrô(MS).

AGRADECIMENTOS
O show de encerramento também foi um momento de agradecimentos por parte da organização, já que a programação foi viabilizada em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Cultura e Cidadania do Governo do Estado, a ADUFDourados e o Sicredi.

Na oportunidade, a coordenadora de cultura da UFGD, Gicelma Chacarosqui ainda agradeceu ao público presente e ao empenho dos funcionários do Teatro Municipal e de cada servidor da Coordenadoria de Cultura e das demais pró-reitorias e faculdades envolvidas, destacando a FACALE.

Para a responsável pelo projeto de extensão do Festival, a maestra Thais Costa, Gicelma fez uma homenagem especial, entregou flores e vinho, e elogiou seu trabalho. Em resposta, Thais também fez os agradecimentos ao público e chamou a atenção para o trabalho em conjunto. “Se isso acontece é porque tem muita gente trabalhando. Nesses tempos em que passamos por tantos atravessamentos sociais, de vivências e crenças, a gente conseguir construir um festival é mais uma vez entender o quanto é importante a manifestação coletiva”, disse Thais.

Saiba mais sobre o Festival na página do evento (www.fesdom.com) e confira as fotos nos álbuns das redes sociais da UFGD (https://www.facebook.com/pg/ufgdoficial/photos/?tab=albums)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS